Em entrevista à CNN, Renan Filho avalia enfrentamento à Covid-19 no país
Governador falou sobre ajuda financeira aos Estados, transparências nos dados e auxílio emergencial

O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) avaliou, nesta terça-feira (09), o enfrentamento do país diante da pandemia da Covid-19 durante entrevista concedida à CNN Brasil. O programa Novo Dia também teve a participação do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
Questionado sobre a ajuda financeira da União para os estados e municípios — que até setembro, irá repassar R$ 60 bilhões para compensar perdas de arrecadação e gastos extras com saúde por causa da pandemia do coronavírus — Renan Filho informou que aguarda a transferência da primeira parcela do auxílio que começa a ser paga hoje.
"O auxílio financeiro ainda não chegou a Alagoas, mas a perspectiva é que ele chegue em sua primeira parcela nos próximos dias", informou o governador. E complementou: "os recursos enviados por meio do auxílio financeiro são fundamentais para repor, parcialmente, a perda que aconteceu nas finanças dos estados em virtude da pandemia", disse.
Durante a entrevista, o governador também comentou sobre o esforço dos estados brasileiros no enfrentamento à pandemia. "os estados têm feito a maior parte do enfrentamento à pandemia, abrindo o maior número de leitos, obviamente com a colaboração dos municípios e do Ministério da Saúde, mas recaí sobre o estado, sobretudo, os leitos de mais alta complexidade, leitos de UTI e também a articulação para que ao final da pandemia a gente restabeleça a normalidade em nosso país", disse.
Transparência nos dados de Covid-19
Durante entrevista concedida à CNN, foi discutida a restrição tomada pelo Ministério da Saúde que, desde a última sexta-feira (05), passou a não divulgar mais o número total de mortos e infectados pelo novos coronavírus, tirando o Brasil do mapa da pandemia. Sobre o assunto, Renan Filho comentou que a transparência na divulgação dos dados é fundamental para o enfrentamento à pandemia.
"A transparência ajuda, tanto nas medidas de contenção da doença, quanto no acompanhamento da população nas cobranças. É muito importante que a gente siga a rotina internacional. É importante que o Ministério da Saúde siga os parametros internacionais de respeito a ciência para tanto no combate ao coronavírus como também na divulgação dos dados a partir da pandemia, porque isso facilita a compreensão de todos e a comparação entre países e estados", informou.
Auxílio Emergencial
Questionado sobre o auxílio emergencial à população, o governador afirmou que é fundamental que o país intensifique os programas de transferência de renda, a exemplo do auxílio emergencial de R$ 600, para que a atividade econômica seja retomada no Brasil. Renan Filho levantou, ainda, a necessidade de se remodelar e aperfeiçoar a rede de proteção social nos próximos anos.
“É fundamental que o Estado brasileiro aprimore a rede de proteção social, se aproxime de quem mais precisa, diminua as desigualdades regionais, unifique programas e potencialize essas transferências de renda no curto prazo, de maneira que colaborem para a retomada da economia”, disse o governador.
Renan Filho considera que garantir transferência de renda aos mais pobres nesse momento significa ajudar na recuperação econômica do país.
“No médio prazo, essa despesa precisa ser estabilizada com relação à receita, mas, no curto prazo, será fundamental para ajudar as pessoas nesse momento de pandemia. O Brasil só sairá dessa crise no curto prazo se criarmos condição para o povo voltar a comprar e a demanda crescer”, disse, defendendo a manutenção do auxílio emergencial por mais meses.
Veja também
Últimas notícias

Morre empresária arapiraquense Maria de Lourdes esposa de José Mazzarope

Infectologista da Sesau alerta sobre como se proteger de doenças virais respiratórias

Lula reclama do preço do ovo e procura por ‘ladrão’: ‘Alguém está passando a mão’

Indústria de Alagoas pode reduzir captação de mananciais com reúso de efluentes

Paulo Dantas entrega pavimentação em Major Izidoro

Tia Júlia visita obras de reforma e ampliação do CRAS de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
