Juíza condena espaço de eventos por se recusar a celebrar casamento gay
O espaço de evento terá que pagar indenização por danos morais de R$ 28 mil
A juíza Thais Migliorança Munhoz, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de Campinas, condenou um espaço de eventos que se recusou a recepcionar um casamento gay sob o argumento de que iria de encontro aos princípios filosóficos e religiosos do proprietário e de sua família, caracterizando ato discriminatório.
"A reprovação do ato de recusa do requerido em recepcionar o casamento homoafetivo dos autores mostra-se adequada para se alcançar o fim almejado, qual seja a salvaguarda de uma sociedade pluralista, onde reine a tolerância", escreveu Thais na decisão. Cabe recurso.
As informações foram divulgadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.
Levando em conta as circunstâncias da causa, o grau de culpa, bem como a condição socioeconômica do ofendido, magistrada determinou que o espaço de evento pague indenização por danos morais de R$ 28 mil.
Na decisão, a magistrada citou o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil e a Constituição Federal.
"Assegura-se a posição do Estado, no sentido de defender os fundamentos da dignidade da pessoa humana (artigo 1°, III da Constituição Federal), do pluralismo político (artigo 1°, V, CF), o princípio do repúdio ao terrorismo e ao racismo, que rege o Brasil nas suas relações internacionais (artigo 4°, VIII), e a norma constitucional que estabelece ser o racismo um crime imprescritível", afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Trânsito na parte baixa de Maceió terá alterações neste domingo (18)
Toyota reduz preço do Corolla Cross híbrido para enfrentar SUVs chineses
Homem é indiciado por anunciar 'serviço' de corte de orelhas de cães em Maceió
Prefeita Marcela realiza sexta edição do Cidade Criança Feliz em Novo Lino
Entenda a doença que levou Sofia Sepreny, da TV Gazeta, a se afastar da televisão
PRF prende motorista de caminhão por embriaguez ao volante, em Flexeiras
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
