Estudo aponta redução de 90% em exames; especialista alerta riscos
Levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica

Um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) apontou uma redução de 90% no número de exames que deveriam ter sido feitos durante a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Segundo o Cirurgião Oncológico do Cliom, Diego Nunes, a diminuição dos exames em pacientes oncológicos ou com suspeita de câncer implicará em atrasos no diagnóstico e início do tratamento, prejuízos ao acompanhamento e atrasos na confirmação de recidivas da doença.
?
"Tudo isso irá prejudicar o prognóstico do paciente. Possivelmente casos de câncer que poderiam ser diagnosticados em fase precoce e com possibilidade de cura só serão diagnosticados em fase avançada e já sem opções de tratamento curativo", alerta o especialista. De acordo com o estudo, os pacientes mais afetados pela falta de exames são pessoas em tratamentos oncológicos, doentes crônicos e gestantes.
"Por conta disso, tudo deixo aqui o meu apelo para que pacientes com câncer confirmado ou na investigação de sintomas suspeitos dessa doença não faltem as consultas, tratamentos ou exames. Previnam-se contra o Covid-19, mas não neglicenciem o câncer que é muito mais mortal", afirmou.
Veja também
Últimas notícias

Lula diz que EUA "ajudaram a dar golpe" no Brasil e volta a defender substituição do dólar

Tia de bebê que sofreu tentativa de rapto em shopping de Maceió detalha ocorrido

Mulher é presa após tentar raptar bebê de sete meses em shopping de Maceió

”Governo Lula joga contra o povo e STF governa com caneta na mão”, diz Deputado Fabio Costa

Duas crianças ficam presas dentro de elevador em prédio na Av. Menino Marcelo

Vítimas de acidente fatal na BR-316 voltavam de culto evangélico
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
