Carlos Paim é nomeado como secretário Nacional de Segurança Pública
Coronel da PM atuava como subsecretário da Subsecretaria de Operações Integradas do DF

O governo federal oficializou Carlos Renato Machado Paim como novo secretário Nacional de Segurança Pública. A nomeação é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto, e foi publicada no "Diário Oficial da União" (DOU) desta sexta-feira (26).
Paim é coronel da Polícia Militar do Distrito Federal. Desde março ele atuava como subsecretário da Subsecretaria de Operações Integradas, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal.
A mesma portaria que nomeia Paim o exonera do cargo que ele ocupava até então no Distrito Federal.
A Secretaria Nacional de Segurança Pública hoje faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado pelo ministro André Mendonça. Paim assumirá o posto deixado por Guilherme Theophilo, exonerado do cargo em 14 de maio.
A exoneração foi a primeira mudança no comando das secretarias feita na gestão de André Mendonça como ministro da Justiça. Theophilo foi levado para o cargo no início de 2019 pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.
A Secretaria Nacional de Segurança Pública era um ministério à parte no governo anterior, do ex-presidente Michel Temer. O presidente Jair Bolsonaro levou o órgão para a alçada do Ministério da Justiça.
Agora, uma parcela dos aliados de Bolsonaro, em especial políticos ligados à chamada "bancada da bala", que reúne parlamentares ligados às polícias, querem a recriação da pasta da Segurança Pública.
Porém, neste mês, o ministro da Justiça e Segurança Pública afirmou não ser o momento para desmembrar a pasta. De acordo com Mendonça, o governo não pode, dada a seriedade das políticas públicas para a segurança, adotar medidas sem ter a "exata dimensão" dos impactos de uma eventual recriação.
A Secretaria Nacional de Segurança Pública foi criada em 1997 e tem entre as funções:
- coordenar as atividades da Força Nacional de Segurança Pública;
- assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política Nacional de Segurança Pública e dos Programas Federais de Prevenção Social e Controle da Violência e Criminalidade;
- elaborar propostas de legislação e regulamentação em assuntos de segurança pública, referentes ao setor público e ao setor privado;
- estimular a modernização e o reaparelhamento dos órgãos de segurança pública;
- realizar e fomentar estudos e pesquisas voltados para a redução da criminalidade e da violência.
Veja também
Últimas notícias

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
