Durante pandemia, 7,8 milhões de brasileiros perderam emprego, diz IBGE
Taxa de desemprego passou de 11,6% no trimestre até fevereiro para 12,9% no trimestre até maio, com base em dados do instituto
Cerca de 7,8 milhões de brasileiros perderam o emprego durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O número representa 8,3% da população ocupada.
Esses dados foram divulgados nesta terça-feira (30/06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Confira aqui a íntegra da pesquisa, a Pnad Contínua.
A taxa de desemprego passou de 11,6% no trimestre até fevereiro (entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano) para 12,9% no trimestre terminado em maio (março-maio).
Hoje, 12,7 milhões de brasileiros estão desempregados.
“É uma redução inédita na pesquisa e atinge principalmente os trabalhadores informais. Da queda de 7,8 milhões de pessoas ocupadas, 5,8 milhões eram informais”, destaca a analista da pesquisa, Adriana Beringuy.
Os trabalhadores informais somam os profissionais sem carteira assinada (empregados do setor privado e trabalhadores domésticos), sem CNPJ (empregadores e por conta própria) e sem remuneração.