Secretaria de Saúde implanta novo sistema de marcação de procedimentos
O novo sistema visa reduzir de forma significativa os tempos de marcações de procedimentos

Com o objetivo de dar agilidade às marcações de consultas e exames, e facilitar a comunicação com prestadores de serviços e usuários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a utilização de um novo sistema para marcações de procedimentos. O sistema já está em funcionamento no 2º Centro de Saúde Diógenes Bernardes Jucá, localizado na Praça da Maravilha, no bairro Poço.
A implantação do projeto piloto atua nas partes de Gestão dos Contratos, Segurança e Ambulatorial da unidade, funcionando de forma paralela ao Sistema de Regulação (SISREG) do Ministério da Saúde (MS). As funções do sistema anterior serão substituídas gradativamente à medida em que os módulos forem implantados em novas unidades.
O novo sistema visa reduzir de forma significativa os tempos de marcações de procedimentos, garantir o atendimento e permitir que sejam feitas avaliação de qualidade e monitoramento em tempo real, por meio de soluções de Business Inteligence(BI), georreferenciamento e apps para celulares.
Além disso, os pacientes serão avisados sobre os procedimentos previamente via whatsApp, ligação telefônica ou SMS, otimizando o atendimento, reduzindo filas e diminuindo a quantidade de faltas. Também será possível que a gestão acompanhe as demandas reprimidas em tempo real para tomada de decisões.
O projeto piloto do Sistema Gestor de Regulação foi desenvolvido por um grupo de trabalho composto por profissionais da área de saúde e da área técnica da Indra Minsait.
“Esse sistema [o SISREG] está obsoleto e não dá as respostas que nós precisamos. Há vários meses nós estamos trabalhando com a Indra, uma multinacional que nos dá assistência nisso, no desenvolvimento de um sistema que seja contemporâneo e que nos dê as informações que precisamos”, explica o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.
De acordo com Andréa do Amaral, gerente de Operações da Indra Minsait, para elaboração do sistema foi necessário conhecer o cotidiano das unidades de saúde e todo o processo para realização das marcações de consultas e exames. “Trabalhar em parceria com a SMS de Maceió e o Complexo Regulador do Município também foi essencial para o desenvolvimento do SGR. Com certeza todos os usuários do SUS serão os grandes beneficiários dessa nossa conquista”, destaca.
Os demais módulos do sistema serão implantados à medida em que forem desenvolvidos e liberados pelo grupo de trabalho, sempre obedecendo aos critérios de Homologação, Fase de Operação Experimental e Implantação.
Veja também
Últimas notícias

Princípio de incêndio atinge ar-condicionado na sede da Prefeitura de Maceió

Homem é preso por ameaças no Terminal Rodoviário de Maceió um dia após deixar a prisão

"Nunca acredite em tiranos", diz Cabo Bebeto sobre restrições a Débora Rodrigues

Mutirão de documentação leva cidadania para 560 agricultores familiares de Penedo

Governo de Alagoas e Conab entregam 157 toneladas de leite em pó para 96 municípios

Homem espia casal de amigos transando, e mulher se revolta: “Terror”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
