Secretaria de Saúde implanta novo sistema de marcação de procedimentos
O novo sistema visa reduzir de forma significativa os tempos de marcações de procedimentos
Com o objetivo de dar agilidade às marcações de consultas e exames, e facilitar a comunicação com prestadores de serviços e usuários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a utilização de um novo sistema para marcações de procedimentos. O sistema já está em funcionamento no 2º Centro de Saúde Diógenes Bernardes Jucá, localizado na Praça da Maravilha, no bairro Poço.
A implantação do projeto piloto atua nas partes de Gestão dos Contratos, Segurança e Ambulatorial da unidade, funcionando de forma paralela ao Sistema de Regulação (SISREG) do Ministério da Saúde (MS). As funções do sistema anterior serão substituídas gradativamente à medida em que os módulos forem implantados em novas unidades.
O novo sistema visa reduzir de forma significativa os tempos de marcações de procedimentos, garantir o atendimento e permitir que sejam feitas avaliação de qualidade e monitoramento em tempo real, por meio de soluções de Business Inteligence(BI), georreferenciamento e apps para celulares.
Além disso, os pacientes serão avisados sobre os procedimentos previamente via whatsApp, ligação telefônica ou SMS, otimizando o atendimento, reduzindo filas e diminuindo a quantidade de faltas. Também será possível que a gestão acompanhe as demandas reprimidas em tempo real para tomada de decisões.
O projeto piloto do Sistema Gestor de Regulação foi desenvolvido por um grupo de trabalho composto por profissionais da área de saúde e da área técnica da Indra Minsait.
“Esse sistema [o SISREG] está obsoleto e não dá as respostas que nós precisamos. Há vários meses nós estamos trabalhando com a Indra, uma multinacional que nos dá assistência nisso, no desenvolvimento de um sistema que seja contemporâneo e que nos dê as informações que precisamos”, explica o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.
De acordo com Andréa do Amaral, gerente de Operações da Indra Minsait, para elaboração do sistema foi necessário conhecer o cotidiano das unidades de saúde e todo o processo para realização das marcações de consultas e exames. “Trabalhar em parceria com a SMS de Maceió e o Complexo Regulador do Município também foi essencial para o desenvolvimento do SGR. Com certeza todos os usuários do SUS serão os grandes beneficiários dessa nossa conquista”, destaca.
Os demais módulos do sistema serão implantados à medida em que forem desenvolvidos e liberados pelo grupo de trabalho, sempre obedecendo aos critérios de Homologação, Fase de Operação Experimental e Implantação.
Veja também
Últimas notícias
Jovem é confundido com membro de facção e é assassinado em Maceió
Jovem trans desaparecida é encontrada morta em área de mata em Coqueiro Seco
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
