Geraldo Cardoso levou forró para escolas através de emenda parlamentar
Ações aconteceram em escolas públicas e fazem parte do projeto “Tradição Coletiva” que acontece desde o ano de 2018 em Alagoas

Quem nunca ouviu falar no ícone do forró alagoano Geraldo Cardoso? Ele, que além de cantor é compositor [inclusive tendo uma das suas composições sendo tema da novela América da Rede Globo] já serviu de inspiração para outros artistas, tem 30 anos de carreira é de Murici e esteve a frente de uma das metas do projeto “Tradição Coletiva” palestrando e desenvolvendo oficinas em escolas públicas da capital alagoana. Ao todo, 300 crianças foram beneficiadas diretamente pelo projeto.
O projeto, realizado por meio do Termo de Fomento 880485/2018, firmado entre o Coletivo Maracatodos e a Fundação Cultural Palmares, é um dos contemplados pela emenda 29730003, do deputado federal Paulão (PT) e que já ajudou a capacitar mais de 500 pessoas em Alagoas desde o início da sua execução, ainda em 2018. Em seis anos e meio de mandato, a cultura é um pilar do mandato de Paulão em emendas voltadas para a cultura alagoana. Ao todo, foram quase R$ 1 Mi distribuídos entre os quatros projetos.
Projeto auxilia cadeira produtiva em Alagoas
Segundo Regueira, a ideia dos projetos nasceu da necessidade enfrentada pelos artistas e pela cadeia produtiva da arte e cultura alagoana, que muitas vezes já realizam excelentes trabalhos, mas vivem [e sobrevivem] sem conseguir apoios sustentáveis e significativos do poder público e, principalmente, do empresariado local.
“Quando se fala em cultura, as pessoas esquecem que este é um caminho que consegue transformar a vida e a realidade das pessoas. Esses projetos, por exemplo, capacitaram centenas de pessoas que agora podem ter uma atividade paralela, ao mesmo tempo em que trouxeram estímulo e valorização para mestres, brincantes da cultura popular e para instituições culturais sérias. É recompensador”, explica Sandro Regueira, diretor técnico dos projetos.
O forró como pilar musical e auxílio na educação
Regueira destaca que “diversos estudos confirmam que melhora a qualidade da educação e convivência quando tem a cultura inserida dentro da escola”. Ele lembra, ainda, que o projeto tem desmembramentos sendo distribuído entre: meta de oficina sobre a tradição do forró; um sobre os ritmos afro e que, além destes, existe uma meta sobre o samba que será comandada por Igbonan Rocha e uma sobre rastafári, reggae e a influência etíope na formação brasileira, que acontecerá em União dos Palmares.
“Para comandar esta etapa sobre o forró, não haveria nome melhor que o do Geraldo, que é um ícone da música alagoana. Ele tem todo o know how para comandar da melhor forma toda a questão musical das oficinas que, aliás, contaram com a participação de um trio de forró junto”, explicou Regueira.
Escolas viram palco de cultura popular
O projeto aconteceu em escolas públicas porque, segundo o diretor, a ideia do projeto é realmente disseminar a tradição coletiva. “Queremos trazer a tona a tradição dos ritmos afro para a sociedade, como o forró que tem sua raiz negra invisibilizada, e até mesmo o reggae e que tem influência africana, além do samba. Muita gente não sabe, mas todos são ritmos ligados diretamente com a questão negra”, afirmou Regueira.
A Lei que beneficiou a cultura
Ela foi criada em 23 de dezembro de 1991 com a finalidade de captar e canalizar recursos para contribuir e facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização de recursos humanos e conteúdos locais e apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores.
Entre suas atribuições também está a função de proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura nacional; salvaguardar a sobrevivência e o florescimento dos modos de criar, fazer e viver da sociedade brasileira; preservar os bens materiais e imateriais do patrimônio cultural e histórico brasileiro e desenvolver a consciência internacional e o respeito aos valores culturais de outros povos ou nações.
Todas essas atribuições fazem parte da Lei 8.313 que institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). Ela também tem a função de estimular a produção e difusão de bens culturais de valor universal, formadores e informadores de conhecimento, cultura e memória e- priorizar o produto cultural originário do País.
Alagoas contemplada rapidamente
O benefício que chegou à Alagoas de forma rápida, só é possível graças ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), Lei 13.019/2016, sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff. Ela institui normas gerais para as parcerias entre a administração pública e organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, mediante a execução de atividades ou de projetos previamente estabelecidos em planos de trabalho inseridos em termos de colaboração, em termos de fomento ou em acordos de cooperação.
"A parceria com a Fundação Palmares, sobretudo por meio do suporte dado pelos seus colaboradores, está sendo fundamental para que, neste projeto, a cultura seja trabalhada de forma democratizada, valorizando a memória, e reconhecendo a importância inconteste do povo negro na nossa formação", finaliza Regueira.
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
