Maceió

Maternidade Escola Santa Mônica realiza parto raro

Mãe laqueada há 14 anos desconfiou de gestação após enjoo

Por 7Segundos com Assessoria 02/07/2020 17h05
 Maternidade Escola Santa Mônica realiza parto raro
Mãe laqueada há 14 anos desconfiou de gestação após enjoo - Foto: Divulgação

Rosilene Bezerra de Lima, 40 anos, deu a luz no último dia 30 de junho ao pequeno Pedro Felipe. A gestação poderia ser normal, se a mãe não fosse laqueada há 14 anos e passou por uma gestação abdominal durante sete meses.

De acordo com Robério Garbini, obstetra responsável pela equipe, a gravidez abdominal é um caso raro e corresponde a uma variação dos casos de gravidez fora do útero, sendo um caso para cada 10 mil gestações até um caso para cada 30 mil gestações.

Rosilene relatou que já tinha quatro filhos e que tinha feito laqueadura há 14 anos, quando o filho caçula nasceu. Quando já estava com seis meses de gestação veio o grande susto. Ao fazer a ultrassonografia solicitada os médicos acusaram falta de líquido, diagnóstico que se repetiu também num segundo exame.

Garbini salientou que para realização do parto precisou reunir uma equipe formada por  cirurgião geral, médico obstetra, pediatra neonatologista, além da equipe de enfermagem. “Esses casos são raríssimos. Garantimos à paciente todo o aparato que ela e seu bebê precisariam, pois não sabíamos o que encontraríamos. Ele foi gerado acima do útero e da bexiga, entre as alças do intestino. A equipe ficou muito feliz com êxito da cirurgia e pelo fato de Rosilene e seu bebê não terem tido nenhum comprometimento em decorrência da gestação abdominal”, explicou Garbini.

Dois dias após o nascimento de Pedro Felipe, Rosilene está bem e já acompanha seu desenvolvimento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). De acordo com a equipe pediátrica seu quadro enquanto bebê prematuro é considerado estável.