Maternidade Escola Santa Mônica realiza parto raro
Mãe laqueada há 14 anos desconfiou de gestação após enjoo
Rosilene Bezerra de Lima, 40 anos, deu a luz no último dia 30 de junho ao pequeno Pedro Felipe. A gestação poderia ser normal, se a mãe não fosse laqueada há 14 anos e passou por uma gestação abdominal durante sete meses.
De acordo com Robério Garbini, obstetra responsável pela equipe, a gravidez abdominal é um caso raro e corresponde a uma variação dos casos de gravidez fora do útero, sendo um caso para cada 10 mil gestações até um caso para cada 30 mil gestações.
Rosilene relatou que já tinha quatro filhos e que tinha feito laqueadura há 14 anos, quando o filho caçula nasceu. Quando já estava com seis meses de gestação veio o grande susto. Ao fazer a ultrassonografia solicitada os médicos acusaram falta de líquido, diagnóstico que se repetiu também num segundo exame.
Garbini salientou que para realização do parto precisou reunir uma equipe formada por cirurgião geral, médico obstetra, pediatra neonatologista, além da equipe de enfermagem. “Esses casos são raríssimos. Garantimos à paciente todo o aparato que ela e seu bebê precisariam, pois não sabíamos o que encontraríamos. Ele foi gerado acima do útero e da bexiga, entre as alças do intestino. A equipe ficou muito feliz com êxito da cirurgia e pelo fato de Rosilene e seu bebê não terem tido nenhum comprometimento em decorrência da gestação abdominal”, explicou Garbini.
Dois dias após o nascimento de Pedro Felipe, Rosilene está bem e já acompanha seu desenvolvimento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). De acordo com a equipe pediátrica seu quadro enquanto bebê prematuro é considerado estável.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
