Eleição para o Conselho Superior do Ministério Público acontece nesta sexta
Eleição será disputada pelos procuradores Maurício Pitta e Isaac Sandes

Promotores e procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) escolherão, nesta sexta-feira (03), mais um membro do Conselho Superior da instituição. A eleição suplementar ocorrerá de forma virtual, por meio do sistema e-voto – criado especialmente para essa finalidade, das 9h às 15h, e cada um dos membros poderá votar em até dois candidatos. Dentre outras atribuições, compete ao Conselho promover e remover promotores de justiça de uma promotoria de justiça para outra e apreciar pedidos de arquivamento de inquéritos civis públicos, ou seja, de investigações que estavam ocorrendo no âmbito do MPAL.
A eleição será disputada pelos procuradores de justiça Maurício André Barros Pitta e Isaac Sandes Dias. Eles são os dois mais novos integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público Estadual de Alagoas e tomaram posse no cargo neste ano de 2020.
Quando for encerrada a votação no final da tarde de hoje, o procurador-geral de justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, fará a computação dos votos e anunciará o resultado do eleito. O segundo colocado ficará na condição de suplente. O novo membro ocupará o assento deixado pela procuradora de justiça Denise Guimarães.
Atualmente, quatro procuradores já integram o Conselho Superior do MPAL: Valter José de Omena Acioly, Marcos Barros Méro, José Arthur Melo e Lean Antônio Ferreira de Araújo.
O mandato do novo integrante do Conselho será para este ano de 2020.
O Conselho
Compete ao Conselho Superior do Ministério Público, como órgão de Administração Superior: elaborar as listas sêxtuplas; indicar ao procurador-geral de Justiça, em lista tríplice, os candidatos à remoção e à promoção por merecimento; eleger os membros do Ministério Público que integrarão a Comissão de Concurso de ingresso na carreira; indicar o nome do mais antigo membro para a remoção ou promoção por antiguidade; e aprovar os pedidos de remoção por permuta entre promotores e procuradores.
O Conselho também decide sobre vitaliciamento de membros e determina, por voto de dois terços de seus integrantes, a disponibilidade ou remoção de membros, por interesse público e conveniência do serviço, assegurada ampla defesa. Entre outras deliberações, o Conselho aprecia os pedidos de arquivamento de inquéritos civis públicos.
Veja também
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
