Reitor e vice-reitora da Ufal tomam posse na presidência da Fundepes
Diretoria Executiva e novos conselheiros foram empossados
Na manhã desta segunda-feira (13), o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, e a vice-reitora, Eliane Cavalcanti, foram empossados na Presidência do Conselho Deliberativo da Fundação Universitária de Desenvolvimento e Extensão e Pesquisa (Fundepes), como membros natos do Conselho, na condição de presidente e vice-presidente, respectivamente, por meio de reunião extraordinária online.
"Gostaria de agradecer, inicialmente, a dedicação de cada conselheiro, de cada representante e de toda a equipe técnica em trabalhar, em parceria com a Ufal e demais instituições, no enfrentamento ao coronavírus. Deixo aqui a felicidade em participar desta primeira reunião da Fundação, agora, na condição de presidente. Iniciamos nossa pauta com a posse de novos conselheiros e da nova Diretoria Executiva", disse o reitor.
Após a leitura dos termos pela secretaria do Conselho, seguindo os ritos, o presidente do Conselho juntamente com a vice, deram posse aos três novos titulares e três novos suplentes do Conselho Deliberativo da Fundepes. Todos os novos integrantes tiveram indicações referendadas pelo Conselho Universitário da Ufal (Consuni), obedecendo ao Regimento Interno da Universidade e também ao Estatuto da Fundepes.
Instância máxima da Fundação, compete ao Conselho, entre demais atribuições, orientar e conduzir a política institucional da Fundepes. "É satisfação muito grande atender às demandas da Fundação, tê-los conosco nesta atividade. A todos, desejo um abraço e será um prazer trabalhar com todos", afirmou Elaine Cavalcanti, vice-reitora da Ufal.
Os novos conselheiros, Clayton Santos, pró-reitor de Extensão, e Iraildes Assunção, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, assumiram a titularidade da função, bem como, respectivamente, os suplentes, Leandro Gonçalves, servidor técnico do Museu de História Natural (MHN) e a professora Adriana Duarte, docente do Centro de Ciências Agrárias (Ceca). "Faço minhas as palavras da vice-reitora, sinto-me lisonjeado para cumprir uma missão que vejo como benéfica para Alagoas”, sintetizou o pró-reitor Clayton Santos sobre a condução ao Conselho. Também honrada pela indicação, a pró-reitora Iraildes Assunção agradeceu ao Conselho e também à Fundação. “A Fundepes desempenha importante papel na ciência alagoana, na Ufal e demais instituições alagoanas. Será uma honra contribuir com a Fundação”, afirmou a pró-reitora.
Na oportunidade foi aprovada e indicada a posse do professor Paulo Cavalcante, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), à suplência do Conselho Fiscal da Fundepes. O prazo desta nova composição de conselheiros é dois anos com possibilidade de renovação única por igual período de dois anos.
Nova Composição
Na sequência, para apreciação do Conselho, foram recomendados aos cargos da Diretoria Executiva – diretor presidente, vice-presidente e diretoria financeira – os nomes de Ricardo Wanderley, advogado com experiência em administração pública, Taciana Melo, administradora e servidora de carreira da Fundepes, e Edriene Teixeira, administradora e que já teve experiência de 12 anos trabalhando na Fundação e também no setor privado.
Após avaliados os currículos e trajetórias profissionais, o Conselho Deliberativo aprovou, por unanimidade, a nova composição da Diretoria Executiva. “Quero fazer deferência à comunidade acadêmica alagoana por entender o protagonismo da Fundação nesse momento de pandemia. Eu me comprometo a honrar e cumprir rigorosamente com todas as normas da Fundepes. Coloco-me à disposição de todos. Deixo também agradecimentos a todos que compõem a Fundação”, afirmou o novo diretor-presidente, Ricardo Wanderley.
A vice-presidente, Taciana Melo, expôs suas expectativas: “Pretendo carregar a mesma motivação nessa nova composição, atendendo a todos os conselheiros e demais instituições que fazem pesquisa e extensão em Alagoas”, comentou. Por fim, a nova diretora financeira, Edilene Silva, agradeceu o convite e indicação. “Fiquei muito lisonjeada. Será um prazer contribuir com a experiência, anterior e atual, para fortalecer a pesquisa e extensão em Alagoas, principal marca da Fundepes. Estou à disposição", resumiu a nova diretora. Os trabalhos da nova estrutura administrativa da Diretoria Executiva iniciam em setembro. A medida serve para que toda a publicidade seja dada, respeitada a ciência de instituições como o Ministério Público.
Transição e trabalho
Ao final da reunião, o presidente do Conselho Deliberativo e reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, agradeceu aos membros da equipe anterior e fez lembrar o apoio da Fundepes em diversas ações de combate ao coronavírus. “Em conjunto com a Universidade e Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), a Fundação auxiliou para garantirmos uma ala específica para pacientes com covid-19 que utilizam o serviço do Centro de Oncologia (Cacon), os encaminhados pelo Conselho Regulador de Maceió (Cora), além de manter o atendimento para casos de maternidade de alta complexidade com suspeita de covid-19”, exemplificou Tonholo.
Quando facultada a palavra aos presentes na sala virtual, Gerson Maciel, que terá mandato encerrado como diretor-presidente da Fundepes ao final de agosto, reforçou que o trabalho da Fundação não parou. “Trabalhamos remotamente e a equipe da Fundepes está de parabéns por trabalhar nesse período. Fico muito feliz em que saber que Taciana [Melo] permanece, agora, como vice-presidente, e faço minha saudação para Ricardo [Wanderley] e Edriene [Silva] para o momento de transição. Estarei torcendo para que em setembro, a Fundação consiga, cada vez mais, avançar”, resumiu Maciel.
Jorge Brito, vice-presidente, que também terá mandato concluído em agosto, saudou a nova equipe. “Quero agradecer a todos da gerência e a todos os colaboradores da Fundepes. Sucesso sempre à Fundação”, disse Brito. A próxima reunião, conforme informou Maciel, será realizada até o final de agosto, com apresentação do relatório de gestão e prestação de conta referentes a 2019.
A reunião virtual contou com as presenças do reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, de Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal, de Hélvio Vilas Boas, gerente da Unidade Técnica da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea/Al), do promotor de Justiça, Givaldo Lessa, de Maria Ivanilda da Silva, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Raquel Quirino, do Ifal, Gustavo Madeira e Elaine Pimentel, ambos do Consuni/Ufal, além de Ubirajara Oliveira, Chefe de Gabinete da Reitoria (GR) da Ufal, Melchior Nascimento, Assessor Especial do GR/Ufal e Raffaely Aguiar, assessora técnica do GR.