Reitor e vice-reitora da Ufal tomam posse na presidência da Fundepes
Diretoria Executiva e novos conselheiros foram empossados

Na manhã desta segunda-feira (13), o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, e a vice-reitora, Eliane Cavalcanti, foram empossados na Presidência do Conselho Deliberativo da Fundação Universitária de Desenvolvimento e Extensão e Pesquisa (Fundepes), como membros natos do Conselho, na condição de presidente e vice-presidente, respectivamente, por meio de reunião extraordinária online.
"Gostaria de agradecer, inicialmente, a dedicação de cada conselheiro, de cada representante e de toda a equipe técnica em trabalhar, em parceria com a Ufal e demais instituições, no enfrentamento ao coronavírus. Deixo aqui a felicidade em participar desta primeira reunião da Fundação, agora, na condição de presidente. Iniciamos nossa pauta com a posse de novos conselheiros e da nova Diretoria Executiva", disse o reitor.
Após a leitura dos termos pela secretaria do Conselho, seguindo os ritos, o presidente do Conselho juntamente com a vice, deram posse aos três novos titulares e três novos suplentes do Conselho Deliberativo da Fundepes. Todos os novos integrantes tiveram indicações referendadas pelo Conselho Universitário da Ufal (Consuni), obedecendo ao Regimento Interno da Universidade e também ao Estatuto da Fundepes.
Instância máxima da Fundação, compete ao Conselho, entre demais atribuições, orientar e conduzir a política institucional da Fundepes. "É satisfação muito grande atender às demandas da Fundação, tê-los conosco nesta atividade. A todos, desejo um abraço e será um prazer trabalhar com todos", afirmou Elaine Cavalcanti, vice-reitora da Ufal.
Os novos conselheiros, Clayton Santos, pró-reitor de Extensão, e Iraildes Assunção, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, assumiram a titularidade da função, bem como, respectivamente, os suplentes, Leandro Gonçalves, servidor técnico do Museu de História Natural (MHN) e a professora Adriana Duarte, docente do Centro de Ciências Agrárias (Ceca). "Faço minhas as palavras da vice-reitora, sinto-me lisonjeado para cumprir uma missão que vejo como benéfica para Alagoas”, sintetizou o pró-reitor Clayton Santos sobre a condução ao Conselho. Também honrada pela indicação, a pró-reitora Iraildes Assunção agradeceu ao Conselho e também à Fundação. “A Fundepes desempenha importante papel na ciência alagoana, na Ufal e demais instituições alagoanas. Será uma honra contribuir com a Fundação”, afirmou a pró-reitora.
Na oportunidade foi aprovada e indicada a posse do professor Paulo Cavalcante, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), à suplência do Conselho Fiscal da Fundepes. O prazo desta nova composição de conselheiros é dois anos com possibilidade de renovação única por igual período de dois anos.
Nova Composição
Na sequência, para apreciação do Conselho, foram recomendados aos cargos da Diretoria Executiva – diretor presidente, vice-presidente e diretoria financeira – os nomes de Ricardo Wanderley, advogado com experiência em administração pública, Taciana Melo, administradora e servidora de carreira da Fundepes, e Edriene Teixeira, administradora e que já teve experiência de 12 anos trabalhando na Fundação e também no setor privado.
Após avaliados os currículos e trajetórias profissionais, o Conselho Deliberativo aprovou, por unanimidade, a nova composição da Diretoria Executiva. “Quero fazer deferência à comunidade acadêmica alagoana por entender o protagonismo da Fundação nesse momento de pandemia. Eu me comprometo a honrar e cumprir rigorosamente com todas as normas da Fundepes. Coloco-me à disposição de todos. Deixo também agradecimentos a todos que compõem a Fundação”, afirmou o novo diretor-presidente, Ricardo Wanderley.
A vice-presidente, Taciana Melo, expôs suas expectativas: “Pretendo carregar a mesma motivação nessa nova composição, atendendo a todos os conselheiros e demais instituições que fazem pesquisa e extensão em Alagoas”, comentou. Por fim, a nova diretora financeira, Edilene Silva, agradeceu o convite e indicação. “Fiquei muito lisonjeada. Será um prazer contribuir com a experiência, anterior e atual, para fortalecer a pesquisa e extensão em Alagoas, principal marca da Fundepes. Estou à disposição", resumiu a nova diretora. Os trabalhos da nova estrutura administrativa da Diretoria Executiva iniciam em setembro. A medida serve para que toda a publicidade seja dada, respeitada a ciência de instituições como o Ministério Público.
Transição e trabalho
Ao final da reunião, o presidente do Conselho Deliberativo e reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, agradeceu aos membros da equipe anterior e fez lembrar o apoio da Fundepes em diversas ações de combate ao coronavírus. “Em conjunto com a Universidade e Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), a Fundação auxiliou para garantirmos uma ala específica para pacientes com covid-19 que utilizam o serviço do Centro de Oncologia (Cacon), os encaminhados pelo Conselho Regulador de Maceió (Cora), além de manter o atendimento para casos de maternidade de alta complexidade com suspeita de covid-19”, exemplificou Tonholo.
Quando facultada a palavra aos presentes na sala virtual, Gerson Maciel, que terá mandato encerrado como diretor-presidente da Fundepes ao final de agosto, reforçou que o trabalho da Fundação não parou. “Trabalhamos remotamente e a equipe da Fundepes está de parabéns por trabalhar nesse período. Fico muito feliz em que saber que Taciana [Melo] permanece, agora, como vice-presidente, e faço minha saudação para Ricardo [Wanderley] e Edriene [Silva] para o momento de transição. Estarei torcendo para que em setembro, a Fundação consiga, cada vez mais, avançar”, resumiu Maciel.
Jorge Brito, vice-presidente, que também terá mandato concluído em agosto, saudou a nova equipe. “Quero agradecer a todos da gerência e a todos os colaboradores da Fundepes. Sucesso sempre à Fundação”, disse Brito. A próxima reunião, conforme informou Maciel, será realizada até o final de agosto, com apresentação do relatório de gestão e prestação de conta referentes a 2019.
A reunião virtual contou com as presenças do reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes, de Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal, de Hélvio Vilas Boas, gerente da Unidade Técnica da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea/Al), do promotor de Justiça, Givaldo Lessa, de Maria Ivanilda da Silva, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Raquel Quirino, do Ifal, Gustavo Madeira e Elaine Pimentel, ambos do Consuni/Ufal, além de Ubirajara Oliveira, Chefe de Gabinete da Reitoria (GR) da Ufal, Melchior Nascimento, Assessor Especial do GR/Ufal e Raffaely Aguiar, assessora técnica do GR.
Veja também
Últimas notícias

Delegado Leonam cobra respeito a policiais civis e pede cumprimento de direito reconhecido pela Justiça

"Nenhuma cidade alagoana tem esse efetivo": Cabo Bebeto critica uso de 40 PMs contra ato da Polícia Civil

Vereadores destacam ações preventivas para minimizar os efeitos causados pelas chuvas em Maceió

Câmara Municipal aprova reajuste salarial de 5% para os servidores efetivos de Maceió

Senadora Eudócia Caldas comemora vacinação contra o câncer no Reino Unido

INSS pagará indenização de R$ 60 mil a crianças vítimas de zika
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
