Hospital da Mulher implanta Visita Guiada a pacientes com Covid-19
Além de ver o paciente no leito da UTI, famílias conversam e tiram dúvidas com a equipe
Com a finalidade de trazer mais segurança e conforto para os familiares dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19, o Hospital da Mulher Drª. Nise da Silveira (HM), localizado no bairro Poço, em Maceió, implantou a Visita Guiada. O projeto foi elaborado pela equipe multidisciplinar da unidade e aprovado pela Gerência Médica.
De acordo com Marta Antônia, supervisora Assistencial do HM, a iniciativa visa oportunizar um momento especial, frente a frente, entre visitante e paciente. Para que um familiar seja convidado a participar do Visita Guiada, é realizada, primeiramente, uma entrevista para saber se a pessoa tem ou não condições de ver o paciente no leito.
Ela destacou que alguns critérios são avaliados no que se refere à saúde do visitante, tal como: a faixa etária (não pode ser menor de idade nem ter mais de 60 anos); não apresentar comorbidades - a exemplo da diabetes e da hipertensão; não estar acometido pelos sintomas do novo coronavírus, dentre outros. Por dia, são selecionados dois familiares para realizar o Visita Guiada. O número é reduzido, pois atende todos os Protocolos de Segurança do HM.
Ainda segundo Marta Antônia, após ser feita toda a análise de saúde do visitante, é agendado o dia e o horário para que ele compareça ao hospital. Na ocasião, ele é acolhido pela equipe de psicologia e, posteriormente, pelas assistentes sociais, que o acompanham até a UTI. Contudo, antes de entrar no leito, o familiar recebe todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os mesmos que estão sendo utilizados pelos profissionais de saúde desde o início da pandemia do novo coronavírus.
“Durante a Visita Guiada, além de o familiar ver o seu ente querido a certa distância, por questões sanitárias, ele ainda consegue conversar e tirar suas dúvidas com o médico e toda a equipe multidisciplinar que acompanha, dia após dia, a evolução do paciente”, explicou Marta Antônia, ao destacar que, antes de entrar no leito, o familiar recebe todas as informações necessárias sobre a paramentação e a desparamentação dos EPIs.
Para a supervisora Assistencial do HM, além de humanizar o serviço, o projeto tem conseguido trazer um conforto para as famílias, visto que, desde o enfrentamento à Covid-19, o afastamento de pacientes e seus familiares deu-se, sobretudo, em virtude de questões sanitárias. “Essa é mais uma das propostas que o hospital está desenvolvendo no que tange à humanização. E, graças ao trabalho ético e responsável de toda a equipe, o projeto tem dado certo. Após a visita na UTI, o retorno dos familiares pra gente se resume à palavra ‘gratidão’. Temos conseguido, por meio desse serviço, reduzir a angústia e trazer mais conforto e segurança em relação ao tratamento dos pacientes que estão internados aqui”, frisou.
Tablets e smartphones – Além do Visita Guiada, o HM também conta com o serviço Visita Virtual, onde os pacientes recebem o carinho e o apoio de seus familiares através de ligações de vídeo e áudio. As ligações por vídeo são destinadas aos pacientes conscientes, internados nos leitos clínicos e na UTI Pediátrica. Já para os pacientes inconscientes, a equipe solicita áudios da família, via aplicativo de mensagens, para que os mesmos sejam transmitidos.
Veja também
Últimas notícias
Polícia conclui inquérito envolvendo vereador de Dois Riachos preso por ameaçar dona de bar
[Vídeo] Homem invade igreja no Barro Duro e furta notebook durante a madrugada
Homem é preso por agredir e tentar sufocar a esposa no bairro Vergel do Lago
Ex-funcionário é alvo de operação por desviar R$ 281 mil de patrão idoso
Caio Bebeto diz que saúde é a pior pasta do Estado e afirma que setor 'vive na UTI'
Homem é preso em Maceió suspeito de fotografar mulheres dormindo de roupas íntimas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
