Conselho aprova retorno de atividades com aulas remotas na Uncisal
Retorno acontecerá com a acessibilidade para estudantes e professores
Após discussões iniciadas em março, com a instituição de Comitê de Crise da Academia, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) aprovou, nessa terça-feira (14), a retomada das atividades por meio de aulas remotas. Foram 44 votos favoráveis ao retorno, sete contrários e uma abstenção.
Apesar de aprovada, não há data definida para a retomada das atividades. O retorno acontecerá com a acessibilidade para estudantes e professores da instituição, na capital e no interior do estado, minimizando desta forma eventuais dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica para acesso à internet ou falta de equipamentos.
Conforme o reitor, Henrique Costa, e a vice-reitora, Ilka Soares, buscar condições para que os estudantes possam se dedicar a seus cursos com segurança é prioridade. Para tanto, a Reitoria da Uncisal articula com a Secretaria de Estado da Educação e com parlamentares a concessão de bolsas que assegurem acesso à internet, empréstimos de equipamentos e criação de polos físicos, que servirão de apoio para estudantes e professores.
Uma das possibilidades, em articulação com a deputada Jó Pereira, é que prefeituras disponibilizem espaços para que estudantes que residem no interior do estado possam fazer uso de recursos. Outra possibilidade é que a própria universidade sirva como polo. Estes espaços, entretanto, seriam utilizados seguindo protocolos de segurança.
A proposta de retomada das atividades de forma remota foi elaborada pelo Comitê de Gerenciamento de Crise da Academia. O Comitê é composto pela vice-reitora, Ilka Soares, por pró-reitores, por diretores de centros e por representantes do movimento estudantil. As discussões prévias, iniciadas em março, serviram para embasar o debate no Consu.
No Conselho Superior Universitário, a retomada das atividades foi discutida durante 10 horas: três delas na Câmara Acadêmia e sete horas em reuniões ordinárias que contaram com a participação de mais de 240 membros da comunidade acadêmia. No mês de abril docentes participaram de capacitações sobre a plataforma Moodle e, em julho, participam de capacitações sobre recursos do Google que podem ser utilizados para as atividades remotas.
Além das aulas remotas, foi autorizada a retomada de atividades remotas de extensão. Já em relação aos estágios curriculares e às aulas práticas, não existe previsão de retorno, visto que as atividades são presenciais e dependem de autorizações governamentais.
Últimas notícias
Prefeitura de Traipu entrega Centro Administrativo e outras obras no Quilombo Mumbaça
Homem invade estabelecimento e furta mais de R$ 1 mil em Arapiraca
Feira Grande envia 16 ônibus com mais de 600 romeiros para romaria em Juazeiro do Norte
Governo de Alagoas patrocina Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho em Arapiraca
Morre Francisco Magalhães Neto, o Chico Bau, nome histórico do futebol alagoano
MPAL pede internação e exame psicológico de adolescente que matou padrasto em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
