Covid-19: AL será 1º estado do NE com Centro de Acolhimento e Isolamento Social
Projeto iniciado em Maceió atenderá população em situação de vulnerabilidade social
Alagoas será o primeiro estado do Nordeste a receber o Centro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS), voltado a pessoas diagnosticadas com a COVID-19, que precisem de um lugar para cumprir os 14 dias de isolamento. A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com o intuito de garantir à população em situação de vulnerabilidade social uma recuperação segura e adequada, fechou parceria público-privada com a Fundação Itaú, no programa Todos pela Saúde, para a implantação do Centro. O gerenciamento do CAIS será do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), uma Organização Social sem Fins Lucrativos (OS). A inauguração acontecerá na próxima quinta-feira. (23).
O objetivo do CAIS é abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade social, infectadas com o coronavírus, cujo quadro da doença não necessite de internação hospitalar, mas que não tenham condições de fazer um isolamento apropriado em suas residências e se tornem, assim, potenciais vetores de transmissão. O Centro não é um posto de saúde, nem unidade hospitalar. Ele está estruturado para servir como extensão da moradia dos residentes, garantindo a eles atenções e serviços necessários para o cumprimento do período de isolamento. A princípio, o acolhimento será dado às pessoas da capital do estado.
A realização do projeto, totalmente financiado pela Fundação Itaú, no valor de R$ 3 milhões, contou com o apoio da rede de saúde municipal e estadual, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na cessão da escola, onde será instalado o Centro. O CAIS funcionará inicialmente por 60 dias, mas o prazo poderá ser renovado por mais um mês. Para acesso ao acolhimento, é necessário ter sido diagnosticado com a COVID-19, por meio de testes laboratoriais, possuir autonomia de locomoção e estar em posse da medicação prescrita ao tratamento da doença. O encaminhamento ao abrigo deve ser solicitado na própria rede de saúde.
O Centro funcionará 24 horas por dia e poderá receber até 156 pessoas, tendo condições de chegar a 500 em sistema de rodízio. A entrada é voluntária e deverá ocorrer preferencialmente no início da quarentena, mas o espaço ficará aberto para qualquer fase do isolamento. O CAIS estará situado na Escola Estadual Dr. Francisco Melo, localizada no Conjunto Moacir Andrade, bairro do Benedito Bentes, em Maceió. Ele já foi instalado nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Ainda serão inauguradas unidades em Pernambuco, no Ceará, no Piauí e na Paraíba.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
