Voto favorável: Marx Beltrão diz que “Novo Fundeb é uma necessidade extrema para o Brasil”
O Fundeb é essencial para a educação do país por ser um fundo que reúne impostos federais, estaduais e municipais e redistribui para estados e municípios investirem nos professores e escolas.
A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (21) o texto que torna o Fundeb (Fundo da Educação Básica). O Fundeb é essencial para a educação do país por ser um fundo que reúne impostos federais, estaduais e municipais e redistribui para estados e municípios investirem nos professores e escolas. No ano passado, os recursos do fundo somaram cerca de R$ 166,6 bilhões.
A votação ocorre porque o fundo tem duração até dezembro deste ano. Para especialistas, sem os recursos do Fundeb a educação brasileira "seria o caos" e "aumentaria as desigualdades educacionais”. Nas regras atuais, a União complementa o fundo com 10% sobre o valor aportado por estados e municípios.
Em entrevista nesta terça sobre o tema, o deputado federal Marx Beltrão disse que “realmente, a aprovação do Novo Fundeb é uma necessidade extrema para o Brasil”. O parlamentar voltou se declarar “101% pela aprovação da matéria, para que o Novo Fundo seja permanente e maior, com ainda mais recursos para a educação de nossos jovens e adultos e de nossas crianças”
O texto que deve ser votado nesta terça-feira é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/15), que tornaria o Fundeb permanente. No sábado (18), o governo apresentou uma versão de retomar o fundo em 2022 e mudaria as regras de repasses de recursos da União — metade da complementação adicional de 10% fosse fragmentada com o programa Renda Brasil, possível substituto do Bolsa Família, o que gerou preocupação.
Esta não é a primeira vez que Marx Beltrão defende a aprovação do Novo Fundeb. No começo de julho, o parlamentar se posicionou publicamente pela aprovação do novo Fundo. “Serei mais um a defender a proposta nas comissões, em plenário, na hora da votação. Já fui prefeito, e sei da importância dos recursos do Fundeb para a educação. Estou ao lado das entidades do setor, dos sindicatos, na busca por aprovar com celeridade máxima o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica” reforçou Marx Beltrão à época.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
