Voto favorável: Marx Beltrão diz que “Novo Fundeb é uma necessidade extrema para o Brasil”
O Fundeb é essencial para a educação do país por ser um fundo que reúne impostos federais, estaduais e municipais e redistribui para estados e municípios investirem nos professores e escolas.
A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (21) o texto que torna o Fundeb (Fundo da Educação Básica). O Fundeb é essencial para a educação do país por ser um fundo que reúne impostos federais, estaduais e municipais e redistribui para estados e municípios investirem nos professores e escolas. No ano passado, os recursos do fundo somaram cerca de R$ 166,6 bilhões.
A votação ocorre porque o fundo tem duração até dezembro deste ano. Para especialistas, sem os recursos do Fundeb a educação brasileira "seria o caos" e "aumentaria as desigualdades educacionais”. Nas regras atuais, a União complementa o fundo com 10% sobre o valor aportado por estados e municípios.
Em entrevista nesta terça sobre o tema, o deputado federal Marx Beltrão disse que “realmente, a aprovação do Novo Fundeb é uma necessidade extrema para o Brasil”. O parlamentar voltou se declarar “101% pela aprovação da matéria, para que o Novo Fundo seja permanente e maior, com ainda mais recursos para a educação de nossos jovens e adultos e de nossas crianças”
O texto que deve ser votado nesta terça-feira é uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/15), que tornaria o Fundeb permanente. No sábado (18), o governo apresentou uma versão de retomar o fundo em 2022 e mudaria as regras de repasses de recursos da União — metade da complementação adicional de 10% fosse fragmentada com o programa Renda Brasil, possível substituto do Bolsa Família, o que gerou preocupação.
Esta não é a primeira vez que Marx Beltrão defende a aprovação do Novo Fundeb. No começo de julho, o parlamentar se posicionou publicamente pela aprovação do novo Fundo. “Serei mais um a defender a proposta nas comissões, em plenário, na hora da votação. Já fui prefeito, e sei da importância dos recursos do Fundeb para a educação. Estou ao lado das entidades do setor, dos sindicatos, na busca por aprovar com celeridade máxima o Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica” reforçou Marx Beltrão à época.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
