Covid-19: retorno gradual das atividades ainda impõe restrições e infectologista alerta que perigo ainda não passou
Obrigatoriedade do uso de máscara e proibição de eventos que causem aglomeração ainda farão parte da etiqueta social por muito tempo

Voltaremos à realidade que conhecíamos ou teremos uma vida completamente diferente? Essa é uma dúvida muito comum das pessoas após a flexibilização da quarentena diante da pandemia do novo coronavírus. Na última segunda-feira (20), Maceió deu mais um passo na reabertura de serviços não essenciais e agora está na Fase Amarela.
O Plano de Distanciamento Controlado prevê o funcionamento de lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m². Infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, afirma que a vida ensaia uma volta ao normal, mas faz uma alerta: o perigo ainda não passou.
As pessoas vão precisar continuar convivendo com as restrições de distanciamento social até a distribuição de uma vacina contra a Covid-19.
“Vamos viver de uma maneira diferente, ou seja, evitando, ao máximo, o contato físico. Esse é um desafio porque, naturalmente, o brasileiro é caloroso. Mas, infelizmente, ainda não temos imunidade contra o vírus, então todo cuidado é pouco”, diz.
HÁBITOS DE HIGIENE DEVEM SER MANTIDOS
De acordo com uma pesquisa realizada pela Toluna, mesmo com uma possível volta ao normal, alguns hábitos serão mantidos e, inclusive, incorporados à rotina dos brasileiros. Por exemplo, a higienização das mãos continuará sendo reforçada.
Sobre esse assunto, a infectologista destaca a importância de ter sempre a mão o álcool em gel e, priorizando lavar com água e sabão, quando possível. Um dado que chama a atenção é que 40% dos entrevistados continuam planejando ir ao mercado ou a farmácia apenas quando necessário.
“Nada de festa, nada de aglomeração. Também vamos precisar nos acostumar a continuar usando máscaras de proteção facial”, complementa a especialista. “É preciso ficar atento aos sintomas do novo coronavírus. Procure ajuda médica caso necessário”, conclui.
Veja também
Últimas notícias

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares

Incêndio atinge quarto de pousada na Pajuçara

Prefeito de Olivença veta recursos aos blocos após aproximação de foliões com a oposição

Ex-vice-prefeito de Major Izidoro é nomeado para cargo na ALE-AL; salário chega a R$12 mil

Departamento Estadual de Aviação atua no resgate de vítimas de acidente na AL-105

Merendeira de Maceió concilia trabalho em CMEI com curso superior de Nutrição
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
