Covid-19: retorno gradual das atividades ainda impõe restrições e infectologista alerta que perigo ainda não passou
Obrigatoriedade do uso de máscara e proibição de eventos que causem aglomeração ainda farão parte da etiqueta social por muito tempo
Voltaremos à realidade que conhecíamos ou teremos uma vida completamente diferente? Essa é uma dúvida muito comum das pessoas após a flexibilização da quarentena diante da pandemia do novo coronavírus. Na última segunda-feira (20), Maceió deu mais um passo na reabertura de serviços não essenciais e agora está na Fase Amarela.
O Plano de Distanciamento Controlado prevê o funcionamento de lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m². Infectologista do Sistema Hapvida, Silvia Fonseca, afirma que a vida ensaia uma volta ao normal, mas faz uma alerta: o perigo ainda não passou.
As pessoas vão precisar continuar convivendo com as restrições de distanciamento social até a distribuição de uma vacina contra a Covid-19.
“Vamos viver de uma maneira diferente, ou seja, evitando, ao máximo, o contato físico. Esse é um desafio porque, naturalmente, o brasileiro é caloroso. Mas, infelizmente, ainda não temos imunidade contra o vírus, então todo cuidado é pouco”, diz.
HÁBITOS DE HIGIENE DEVEM SER MANTIDOS
De acordo com uma pesquisa realizada pela Toluna, mesmo com uma possível volta ao normal, alguns hábitos serão mantidos e, inclusive, incorporados à rotina dos brasileiros. Por exemplo, a higienização das mãos continuará sendo reforçada.
Sobre esse assunto, a infectologista destaca a importância de ter sempre a mão o álcool em gel e, priorizando lavar com água e sabão, quando possível. Um dado que chama a atenção é que 40% dos entrevistados continuam planejando ir ao mercado ou a farmácia apenas quando necessário.
“Nada de festa, nada de aglomeração. Também vamos precisar nos acostumar a continuar usando máscaras de proteção facial”, complementa a especialista. “É preciso ficar atento aos sintomas do novo coronavírus. Procure ajuda médica caso necessário”, conclui.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
