Turma do Dudão: como um gibi evangélico de 1990 viralizou agora nas redes
Hoje, as mensagens podem impressionar por trazer elementos ligados a racismo, gordofobia, preconceito de classe
Se você acessou qualquer rede social nos últimos dias, é provável que tenha visto algum meme com o desenho de um garoto com a barriga de fora, dizendo: "Deus está triste com tanta violência" ou, ainda, uma criança de cabelos loiros rindo e dizendo "Ah! Ah! Ah! Favelado!". Esses personagens fazem parte da Turma do Dudão, uma revista em quadrinhos evangélica, voltada ao público infantil, lançada em 1992. A internet a redescobriu em 2020.
Em 1992, o então pastor de uma igreja evangélica do Rio de Janeiro, Eduardo Samuel da Silva, pensou em um formato além da igreja para evangelizar crianças. A resposta veio na forma de um gibi. Ele se uniu ao irmão, o desenhista Jairo Alves da Silva, que tinha uma pequena empresa, e um funcionário, Joel Duarte, para levar o projeto adiante.
Aos 62 anos, o criador do Dudão conta ao TAB que a falta de recursos financeiros impossibilitou um trabalho "mais profissional" no começo, pois todas as ilustrações eram feitas à mão, sem auxílio de computador. O ex-pastor foi responsável pela concepção dos textos de todas as HQs publicadas em 18 volumes, até 2000.
Hoje, as mensagens podem impressionar por trazer elementos ligados a racismo, gordofobia, preconceito de classe etc. Mas Silva explica o que tinha em mente à época. "Para ensinar o lado bom, eu tenho que mostrar o lado ruim. Como eu vou fazer a história de alguém que mente? Ele tem que mentir e eu vou dizer que isso não deve ser feito. A ideia era o 'cara' fazer alguma coisa errada e o Dudão explicar que não era bem assim,
que Jesus não gosta e que temos que amar Jesus", detalha.
As referências para os personagens, aliás, partiram de seu próprio convívio social. Dudão, como o nome sugere, era o próprio Eduardo; Paçoca foi inspirado em seu amigo Nilson Dantas, que adorava comer paçoca quando criança, daí o apelido; Lipe e Binho são seus filhos; Rebeca era da igreja; Zuca era outro amigo de infância.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
