Turma do Dudão: como um gibi evangélico de 1990 viralizou agora nas redes
Hoje, as mensagens podem impressionar por trazer elementos ligados a racismo, gordofobia, preconceito de classe

Se você acessou qualquer rede social nos últimos dias, é provável que tenha visto algum meme com o desenho de um garoto com a barriga de fora, dizendo: "Deus está triste com tanta violência" ou, ainda, uma criança de cabelos loiros rindo e dizendo "Ah! Ah! Ah! Favelado!". Esses personagens fazem parte da Turma do Dudão, uma revista em quadrinhos evangélica, voltada ao público infantil, lançada em 1992. A internet a redescobriu em 2020.
Em 1992, o então pastor de uma igreja evangélica do Rio de Janeiro, Eduardo Samuel da Silva, pensou em um formato além da igreja para evangelizar crianças. A resposta veio na forma de um gibi. Ele se uniu ao irmão, o desenhista Jairo Alves da Silva, que tinha uma pequena empresa, e um funcionário, Joel Duarte, para levar o projeto adiante.
Aos 62 anos, o criador do Dudão conta ao TAB que a falta de recursos financeiros impossibilitou um trabalho "mais profissional" no começo, pois todas as ilustrações eram feitas à mão, sem auxílio de computador. O ex-pastor foi responsável pela concepção dos textos de todas as HQs publicadas em 18 volumes, até 2000.
Hoje, as mensagens podem impressionar por trazer elementos ligados a racismo, gordofobia, preconceito de classe etc. Mas Silva explica o que tinha em mente à época. "Para ensinar o lado bom, eu tenho que mostrar o lado ruim. Como eu vou fazer a história de alguém que mente? Ele tem que mentir e eu vou dizer que isso não deve ser feito. A ideia era o 'cara' fazer alguma coisa errada e o Dudão explicar que não era bem assim,
que Jesus não gosta e que temos que amar Jesus", detalha.
As referências para os personagens, aliás, partiram de seu próprio convívio social. Dudão, como o nome sugere, era o próprio Eduardo; Paçoca foi inspirado em seu amigo Nilson Dantas, que adorava comer paçoca quando criança, daí o apelido; Lipe e Binho são seus filhos; Rebeca era da igreja; Zuca era outro amigo de infância.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
