Volta às aulas coloca em risco mais de 155 mil adultos e idosos em AL
Grupo de risco possui pelo menos uma criança ou adolescente em idade escolar
Após a preocupação com o retorno das atividades econômicas na capital, região metropolitana e litoral norte, uma nova discussão deve tomar conta das autoridades em Alagoas, a volta às aulas. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta sobre o risco que pode chegar às residências com o recomeço.
Além de alunos, professores e funcionários, o retorno também pode representar ameaça de contágio pela Covid-19 para adultos e idosos, que estarão em contato com esses estudantes na mesma casa.
O estudo divulgado nesta quarta-feira (22) pela Fiocruz aponta os perigos para 157.288 alagoanos que possuem em suas residências crianças e adolescentes em idade escolar. Desse montante, 102.377 são pessoas com mais de 60 anos; e 54.911 com adultos entre 18 e 59 que possuem diabetes, doença do coração ou doença do pulmão.
A quantidade de pessoas que pode passar a se expor ao novo coronavírus foi calculada por análise da Fiocruz feita com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), que foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde (LIS) da Fiocruz.
Mesmo que escolas, colégios e universidades adotem as medidas de segurança (e elas sejam cumpridas à risca), o transporte público e a falta de controle sobre o comportamento de adolescentes e crianças que andam sozinhos fora de casa representam potenciais situações de contaminação pela covid-19 para esses estudantes.
Se forem contaminados, esses jovens poderão levar o vírus para dentro de casa e infectar parentes de todas as idades que tenham doenças crônicas e outras condições de vulnerabilidade à covid-19, representando uma abertura perigosa no isolamento social que essas pessoas mantinham até agora.
A previsão do Governo de Alagoas é que as aulas retornem em Setembro após a aprovação do protocolo sanitário que está na fase final na Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
