Volta às aulas coloca em risco mais de 155 mil adultos e idosos em AL
Grupo de risco possui pelo menos uma criança ou adolescente em idade escolar
Após a preocupação com o retorno das atividades econômicas na capital, região metropolitana e litoral norte, uma nova discussão deve tomar conta das autoridades em Alagoas, a volta às aulas. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta sobre o risco que pode chegar às residências com o recomeço.
Além de alunos, professores e funcionários, o retorno também pode representar ameaça de contágio pela Covid-19 para adultos e idosos, que estarão em contato com esses estudantes na mesma casa.
O estudo divulgado nesta quarta-feira (22) pela Fiocruz aponta os perigos para 157.288 alagoanos que possuem em suas residências crianças e adolescentes em idade escolar. Desse montante, 102.377 são pessoas com mais de 60 anos; e 54.911 com adultos entre 18 e 59 que possuem diabetes, doença do coração ou doença do pulmão.
A quantidade de pessoas que pode passar a se expor ao novo coronavírus foi calculada por análise da Fiocruz feita com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), que foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde (LIS) da Fiocruz.
Mesmo que escolas, colégios e universidades adotem as medidas de segurança (e elas sejam cumpridas à risca), o transporte público e a falta de controle sobre o comportamento de adolescentes e crianças que andam sozinhos fora de casa representam potenciais situações de contaminação pela covid-19 para esses estudantes.
Se forem contaminados, esses jovens poderão levar o vírus para dentro de casa e infectar parentes de todas as idades que tenham doenças crônicas e outras condições de vulnerabilidade à covid-19, representando uma abertura perigosa no isolamento social que essas pessoas mantinham até agora.
A previsão do Governo de Alagoas é que as aulas retornem em Setembro após a aprovação do protocolo sanitário que está na fase final na Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
