Educação

Volta às aulas coloca em risco mais de 155 mil adultos e idosos em AL

Grupo de risco possui pelo menos uma criança ou adolescente em idade escolar

Por Marcos Filipe Sousa com Fiocruz 22/07/2020 16h04 - Atualizado em 23/07/2020 08h08
Volta às aulas coloca em risco mais de 155 mil adultos e idosos em AL
Grupo de risco possui pelo menos uma criança ou adolescente em idade escolar - Foto: José Demétrio/ Agência Alagoas

Após a preocupação com o retorno das atividades econômicas na capital, região metropolitana e litoral norte, uma nova discussão deve tomar conta das autoridades em Alagoas, a volta às aulas. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta sobre o risco que pode chegar às residências com o recomeço.

Além de alunos, professores e funcionários, o retorno também pode representar ameaça de contágio pela Covid-19 para adultos e idosos, que estarão em contato com esses estudantes na mesma casa.

O estudo divulgado nesta quarta-feira (22) pela Fiocruz aponta os perigos para 157.288 alagoanos que possuem em suas residências crianças e adolescentes em idade escolar. Desse montante, 102.377 são pessoas com mais de 60 anos; e 54.911 com adultos entre 18 e 59 que possuem diabetes, doença do coração ou doença do pulmão.

A quantidade de pessoas que pode passar a se expor ao novo coronavírus foi calculada por análise da Fiocruz feita com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), que foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde (LIS) da Fiocruz.

Mesmo que escolas, colégios e universidades adotem as medidas de segurança (e elas sejam cumpridas à risca), o transporte público e a falta de controle sobre o comportamento de adolescentes e crianças que andam sozinhos fora de casa representam potenciais situações de contaminação pela covid-19 para esses estudantes.

Se forem contaminados, esses jovens poderão levar o vírus para dentro de casa e infectar parentes de todas as idades que tenham doenças crônicas e outras condições de vulnerabilidade à covid-19, representando uma abertura perigosa no isolamento social que essas pessoas mantinham até agora.

A previsão do Governo de Alagoas é que as aulas retornem em Setembro após a aprovação do protocolo sanitário que está na fase final na Secretaria de Estado da Educação (Seduc).