Hemoal necessita de sangue para atender pacientes com complicações pela Covid-19
Doações podem ser feitas nas unidade do hemocentro alagoano em Maceió e Arapiraca
Com o estoque de sangue zerado da tipagem O negativo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) necessita de doações para atender pacientes com complicações decorrentes da Covid-19.
Entre eles está a recepcionista Maria das Graças Tenório, 60 anos, internada há dois meses no Hospital da Mulher, em Maceió, e que desenvolveu uma anemia e necessita de transfusões.
Situação que preocupa a Gerência do Hemoal, uma vez que além de abastecer as maternidades e os hospitais que realizam atendimento de urgência e emergência, as unidades que tratam pacientes de Covid-19 também têm necessitado de sangue.
Isso porque, segundo a gerente do Hemoal e médica hemoterapeuta Verônica Guedes, o novo coronavírus tem ocasionado diversas complicações em alguns pacientes.
“Devido ao comprometimento respiratório, muitos pacientes ficam entubados por longos períodos e acabam desenvolvendo outros problemas. Com isso, alguns evoluem para quadros clínicos que necessitam de transfusão sanguínea”, salienta a gerente do Hemoal e médica hemoterapeuta, Verônica Guedes.
A situação é classificada por ela como preocupante, uma vez que o Hemoal dispõe de 33,33% do estoque mínimo necessário. Isso porque o hemocentro alagoano necessita de no mínimo 300 bolsas, mas, dispõe de apenas 100, com todas as tipagens negativas em patamares críticos.Situação que tem deixado diversas famílias em apreensão, a exemplo dos parentes da recepcionista Maria das Graças Tenório.
“Além da agonia de vermos nossa tia internada pela Covid-19 há dois meses, estamos na luta para conseguirmos doações de sangue para ela. Devido a uma anemia, ela está bastante debilitada e sua vida está sob risco. Pedimos a sensibilidade de todos para que se candidatem à doação de sangue no Hemoal”, apela Thais Vergeti, sobrinha da paciente interna no Hospital da Mulher.
Critérios para doação - Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter peso igual ou superior a 50 kg e no mínimo 16 anos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), é obrigatório portar um documento de identificação com foto e, no caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
Portaria expedida pelo Ministério da Saúde (MS) informa que ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas.
No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar o prazo de dois meses e as mulheres um intervalo de três meses.
Novo coronavírus – Os voluntários que contraíram o novo coronavírus só podem doar sangue 30 dias após se recuperarem da doença.
Já àqueles que tiveram contato com pessoas que adoeceram, ficam autorizados à doação após 14 dias, caso não apresentem os sintomas da Covid-19.
O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).
A medida foi adotada como precaução, uma vez que não está comprovado que o novo coronavírus é transmitido pelo sangue.Hemoal necessita de sangue para atender pacientes com complicações pela Covid-19
Veja também
Últimas notícias
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
