Secti adota softwares gratuitos e reduz custos em mais de 80%
Além da economia, mudança traz diversos benefícios ao serviço público

A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) passa por uma mudança de sistema em todos os computadores da sede. Onde antes funcionava o sistema operacional Microsoft, agora passará a operar com o Linux – sistema oferecido de forma totalmente gratuita.
Além da redução de custos em mais de 80%, isentando a secretaria da contratação de sistemas operacionais e softwares de escritório, a mudança também possibilitará computadores com melhor performance, gerando um fluxo mais eficiente de funcionamento; mais segurança e alta confiabilidade; manutenção mais fácil e uma integração muito mais aberta com os demais sistemas e servidores. O que, consequentemente, acarretará na melhoria do serviço prestado à população.
Ao todo serão 50 computadores funcionando com o sistema que, segundo o assessor técnico de desenvolvimento tecnológico da Secti, Pedro Ivo, é muito semelhante ao que já era utilizado na secretaria e não trará dificuldades na adaptação dos servidores.
“A ideia era utilizar um sistema semelhante, justamente para reduzir a curva de aprendizado dos servidores. Mas, de toda forma, iremos produzir materiais para esclarecer as dúvidas e faremos oficinas de familiarização, sem demais necessidades de adaptação”, explicou Pedro Ivo.
O Linux já é um sistema utilizado em vários órgãos públicos do País e conhecido por muitos benefícios. Da maneira como foi programado, a infestação de vírus não é fácil, tornando o sistema seguro; é facilmente adaptável com diferentes arquiteturas de hardware, deixando ele mais disponível pata tecnologias de ponta, como novos processadores; tem softwares para poder se conectar com inúmeras configurações de rede; é 100% configurável; entre outras inúmeras vantagens.
Veja também
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
