Secti adota softwares gratuitos e reduz custos em mais de 80%
Além da economia, mudança traz diversos benefícios ao serviço público
A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) passa por uma mudança de sistema em todos os computadores da sede. Onde antes funcionava o sistema operacional Microsoft, agora passará a operar com o Linux – sistema oferecido de forma totalmente gratuita.
Além da redução de custos em mais de 80%, isentando a secretaria da contratação de sistemas operacionais e softwares de escritório, a mudança também possibilitará computadores com melhor performance, gerando um fluxo mais eficiente de funcionamento; mais segurança e alta confiabilidade; manutenção mais fácil e uma integração muito mais aberta com os demais sistemas e servidores. O que, consequentemente, acarretará na melhoria do serviço prestado à população.
Ao todo serão 50 computadores funcionando com o sistema que, segundo o assessor técnico de desenvolvimento tecnológico da Secti, Pedro Ivo, é muito semelhante ao que já era utilizado na secretaria e não trará dificuldades na adaptação dos servidores.
“A ideia era utilizar um sistema semelhante, justamente para reduzir a curva de aprendizado dos servidores. Mas, de toda forma, iremos produzir materiais para esclarecer as dúvidas e faremos oficinas de familiarização, sem demais necessidades de adaptação”, explicou Pedro Ivo.
O Linux já é um sistema utilizado em vários órgãos públicos do País e conhecido por muitos benefícios. Da maneira como foi programado, a infestação de vírus não é fácil, tornando o sistema seguro; é facilmente adaptável com diferentes arquiteturas de hardware, deixando ele mais disponível pata tecnologias de ponta, como novos processadores; tem softwares para poder se conectar com inúmeras configurações de rede; é 100% configurável; entre outras inúmeras vantagens.
Veja também
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
