Agentes suspendem entrega de alimentos e provoca revolta em famílias de presos
Familiares bloquearam uma das pistas da BR-104, em frente ao Sistema Prisional
Familiares de reeducandos bloquearam, na manhã desta segunda-feira (17), uma das pistas da BR-104, em frente ao Sistema Prisional, no Tabuleiro dos Martins, parte alta de Maceió. Eles cobram a entrega de alimentos, que foi suspensa mais uma vez pelos agentes penitenciários.
Em nota divulgada à imprensa nesse domingo (16), o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindapen) adiantou que não haveria recebimento de feiras e visita no sistema prisional nesta semana. A categoria reivindica a realização de concurso público, devido ao baixo efetivo existente atualmente.
O 7Segundos contatou a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL) que informou que, por enquanto, não vai se pronunciar sobre o assunto.
A reportagem também procurou a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) que informou que a realização de concursos foi paralisada em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A pasta reforçou ainda, que, assim que houver uma estabilização do cenário atual, definirá o planejamento dos certames que devem ser realizados em Alagoas.
Nota do Sindapen:
O sindicato dos policiais penais do Estado de Alagoas, SINDAPEN, vem informar a sociedade alagoana que não haverá recebimento de feiras e visita no sistema prisional a partir desta semana. Tendo em vista que representantes do Governo anunciaram de forma precipitada um calendário para o retorno das entregas de matérias, feiras e da visitação de familiares.
Porém, a execução desses procedimentos continua comprometendo a segurança do sistema prisional, colocando em risco a vida dos funcionários, presos e seus familiares. Ressaltamos que a solução dessa problemática foi apresentada por este sindicato e aceita por representantes do governo, que se comprometeram a atender as pautas para que o sistema prisional não entrasse em colapso, mas esse acordo foi mais uma vez descumprido pelo Estado.
Ressaltamos também, que a pandemia ainda é uma ameaça exponencial no sistema e que o número de presos que estão sendo infectados só aumenta, e somente no Baldomero foi confirmado 13 casos de uma testagem de 20 presos, na última semana.
Por fim, os representantes dessa entidade sindical afirmam que a solução para essa problemática depende do cumprimento da pauta acordada entre a categoria e o governo, como aumento de efetivo por concurso público, e condições dignas de trabalho. Firmamos também que o bom senso prevaleça e que o governo siga pelo caminho correto e evite mais uma vez problemas no sistema prisional.
DIRETORIA SINDAPEN
Veja também
Últimas notícias
Ossadas encontradas no Feitosa passam por perícia para serem identificadas, diz PC
João Caldas confirma candidatura de alagoano à Presidência em 2026
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 52 milhões
PRF lança Operação Rodovia 2025/2026 nesta terça-feira (16)
Esquema que desviou mais de R$120 milhões do SUS é alvo de operação da Polícia Federal em Alagoas
Sala do Empreendedor de Maragogi conquista, pela quarta vez consecutiva, o Selo Ouro do SEBRAE
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
