Onda histórica de frio derruba temperaturas em Maceió. Meteorologista explica.
No Sul do país teve neve e em Alagoas, os termômetros cairão
A onda histórica de frio que chegou à região Sul nesta semana provocou neve e o registro de temperaturas abaixo de zero ao longo da madrugada desta sexta-feira (21). O maceioenses sentirão de forma leve a influência da massa que atravessa o país.
Henrique Mendonça, meteorologista da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos de Alagoas, explicou sobre o fenômeno. “Onda de frio polar, como nome já diz, surge em regiões polares, está ligada a centros de baixas pressões sobre os níveis baixos da atmosfera. Desta forma ela atravessou a Argentina, e chegou até o Brasil e ganhou força por conta das forçantes de pressão sobre o Brasil. Com isso ela será mais sentidas, como já está acontecendo, sobre as regiões sul, sudeste e centro oeste Brasileiro”.
Ele explicou que para a região Nordeste teremos um declínio da temperatura, principalmente sobre a região do sertão, onde a mínima poderá chegar a 19ºC.
“Para a região do litoral, poderemos sentir também um pouco de frio principalmente durante a próxima madrugada de sábado (22). No entanto no decorrer dos dias as temperaturas de modo geral tendem a aumentar chegando a 30ºC”.
Houve flocos de neve no Paraná no fim da manhã, na cidade de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a Somar Meteorologia, a cidade também teve chuva congelada no Morro do Araçatuba. A mínima no local, por volta das 11h, era de 5ºC.
A neve na região surpreendeu os meteorologistas, já que a previsão era que o fenômeno acontecesse no extremo sul do estado. Mesmo sem neve, as cidades do sul paranaense amanheceram geladas. Em Palmas, a mínima, por volta das 5h, era de -2,8ºC, com sensação térmica de -10ºC.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
