Onda histórica de frio derruba temperaturas em Maceió. Meteorologista explica.
No Sul do país teve neve e em Alagoas, os termômetros cairão
A onda histórica de frio que chegou à região Sul nesta semana provocou neve e o registro de temperaturas abaixo de zero ao longo da madrugada desta sexta-feira (21). O maceioenses sentirão de forma leve a influência da massa que atravessa o país.
Henrique Mendonça, meteorologista da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos hídricos de Alagoas, explicou sobre o fenômeno. “Onda de frio polar, como nome já diz, surge em regiões polares, está ligada a centros de baixas pressões sobre os níveis baixos da atmosfera. Desta forma ela atravessou a Argentina, e chegou até o Brasil e ganhou força por conta das forçantes de pressão sobre o Brasil. Com isso ela será mais sentidas, como já está acontecendo, sobre as regiões sul, sudeste e centro oeste Brasileiro”.
Ele explicou que para a região Nordeste teremos um declínio da temperatura, principalmente sobre a região do sertão, onde a mínima poderá chegar a 19ºC.
“Para a região do litoral, poderemos sentir também um pouco de frio principalmente durante a próxima madrugada de sábado (22). No entanto no decorrer dos dias as temperaturas de modo geral tendem a aumentar chegando a 30ºC”.
Houve flocos de neve no Paraná no fim da manhã, na cidade de Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com a Somar Meteorologia, a cidade também teve chuva congelada no Morro do Araçatuba. A mínima no local, por volta das 11h, era de 5ºC.
A neve na região surpreendeu os meteorologistas, já que a previsão era que o fenômeno acontecesse no extremo sul do estado. Mesmo sem neve, as cidades do sul paranaense amanheceram geladas. Em Palmas, a mínima, por volta das 5h, era de -2,8ºC, com sensação térmica de -10ºC.