Polícia

Golpes bancários contra idosos aumentam. Delegado explica como se previnir.

Em Maceió duas pessoas chegaram a ser presas pelo "Golpe do Motoboy"

Por Marcos Filipe Sousa 02/09/2020 15h03
Golpes bancários contra idosos aumentam. Delegado explica como se previnir.
Golpes estão mais frequentes na pandemia - Foto: Reprodução/ Inonni

Um levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revela que no período de quarentena houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos.

O golpe do falso motoboy teve aumento de 65% e ataques através recebimento de e-mails que carregam vírus ou links e que direcionam o usuário a sites falsos subiu 80%. 

Outros criminosos ligam para a casa do cliente, diz ser do banco e pede para confirmar algumas informações, como dados pessoais e senhas. Ao fornecer informações pessoais e sigilosas, como a senha, o consumidor expõe sua conta bancária e seu patrimônio aos golpistas. 

O delegado José Carlos, titular da Seção de Crimes Cibernéticos, lembrou que além dos idosos, os parentes também devem auxiliar para evitar este tipo de golpe. “Desconfie de do oferecimento de vantagens, não clicar em links suspeitos e busque sempre informações em canais oficiais e sites confiáveis”.

No mês Abril, duas pessoas foram presas envolvidas no conhecido “Golpe do motoboy”. Segundo o delegado José Carlos, criminosos que possuem acesso a dados de cartões de crédito e telefones das administradoras de cartões fazem contatos com as vítimas e informam que houve uma suposta compra indevida no cartão de crédito delas. Para dar credibilidade ao golpe, os envolvidos pedem que a própria vítima retorne a ligação para o número inserido no verso do cartão.