Enquete indica que 85% discordam da retomada das aulas presenciais em AL
Levantamento foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL)

Para entender a opinião da população alagoana sobre a retomada das aulas presenciais da rede pública e privada, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, realizou uma enquete online entre os dias 24 e 31 de agosto.
Segundo a OAB/AL, foram coletados 18.595 cadastros de pais, estudantes e profissionais da educação que responderam a cinco perguntas e tiveram acesso a um espaço destinado à sugestões e observações. Como principal questionamento, o participante da enquete respondeu se concorda com o retorno das aulas presenciais no atual cenário provocado pela pandemia da Covid-19. No total, 15.731 deles, ou seja 84,6% disseram não concordar.
Os participantes da enquete também responderam que, no caso de retorno, não sentem segurança em voltar ou levar o filho à escola, não acham que as escolas estão preparadas para manter o distanciamento social entre as crianças, adolescentes e profissionais da educação, não concordam com o ensino híbrido, metodologia que mescla aulas de forma virtual e presencial, e não concordam com a retomada das atividades das creches.
O presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente, Paulo Paraizo, salientou a importância da realização da enquete, buscando entender o cenário em Alagoas para realizar as medidas com base na opinião da população. "A enquete visou entender o desejo da sociedade. Com o resultado, percebemos que alcançamos todo o estado, foi muito positivo. Esses dados irão surtir efeito no âmbito do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, que vem travando diálogos e questionamentos com os gestores estaduais e municipais sobre o assunto", explica Paraizo.
Segundo ele, com base nas respostas coletadas, será montada uma força-tarefa para entrar em contato com os municípios e ter informações acerca das condições das escolas e da infraestrutura do local. Por fim, segundo o presidente da Comissão, será realizada uma audiência pública para ouvir especialistas e, com base nas informações coletadas a Comissão atuará junto aos órgãos competentes. "Além disso, também vamos encaminhar esses dados para as Promotorias da Infância de todo o estado, apresentando o índice da pesquisa e as sugestões válidas inseridas pelos participantes", disse.
"Neste momento de retomadas de alguns setores, nossa Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente buscou entender o cenário ouvindo as pessoas diretamente ligadas à situação: pais, alunos e os profissionais dos setores da educação. É muito importante que a Ordem entenda as principais necessidades neste momento, possibilitando avanços no assunto", destacou o presidente da OAB-AL, Nivaldo Barbosa Jr.
Confira o resultado da enquete sobre o retorno das atividades presenciais em escolas:
Você concorda com o retorno das aulas presenciais no atual cenário provocado pela pandemia do Covid-19?
NÃO: 84,6%
SIM: 15,4%
Caso as aulas retornem para a modalidade presencial, você se sente seguro para voltar à escola/levar seu filho à escola?
NÃO: 85,9%
SIM: 14,1%
Você acha que as escolas estão preparadas para manter o distanciamento social entre as crianças, adolescentes e profissionais da educação?
NÃO: 87,4% (16.245)
SIM: 12,6% (2.350)
O ensino híbrido é a metodologia que mescla aulas de forma virtual e presencial. Você concorda com esse formato?
NÃO: 61,2%
SIM: 38,8%
Você concorda com a retomada das atividades das creches?
NÃO: 90,5%
SIM: 9,5.
Veja também
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
