Moradores de Guaxuma voltam a protestar contra construção de estação de esgoto
Segundo manifestantes, obra vai beneficiar apenas parte da população do bairro
Com faixas e cartazes, moradores de Guaxuma, no Litoral Norte de Maceió, voltaram a protestar na manhã desta terça-feira (08) contra a construção de uma estação de esgoto na praça do Conjunto Gurguri. O protesto teve início por volta das 7h no acesso a rodovia AL-101 Norte.
Os moradores cobram mudanças no projeto da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), onde o novo traçado irá desmatar uma área verde no loteamento Gurguri e prejudicar a comunidade da região. Além disso, eles afirmam que a obra não irá beneficiar toda a população local, atendendo apenas uma pequena parcela.
"Os moradores são a favor do projeto de esgotamento sanitário do litoral norte do programa Revitaliza Maceió, porém o que queremos é colaborar na localização da estação elevatória de bombeamento do esgoto dos loteamentos Gurguri e Guaxuma", explicou a moradora Regina Coeli ao 7Segundos.
O 7Segundos contatou a Seminfra que informou, por meio de nota, que suspendeu a obra de construção da estação elevatória na localidade. O órgão esclareceu que as obras em continuidade na região são as de instalação da rede coletora de esgoto, que não têm relação com a área onde será construída a estação elevatória.
Ao suspender a construção da estação elevatória na Praça do Gurguri, a Seminfra sugeriu quatro locais para os moradores escolherem onde instalar o equipamento. No entanto, um grupo de pessoas tenta impedir o andamento das obras, por meio de manifestações. A Seminfra ressaltou que precisa seguir com o cronograma de atividades, cujos prazos devem ser cumpridos.
"O sistema de esgotamento sanitário que está sendo implantado no loteamento Gurguri não vai provocar qualquer tipo de degradação ambiental ou uma possível geração de odores. Já o sistema utilizado e proposto pelos moradores que se opõem aos serviços de saneamento é o de fossa séptica e sumidouro (vala de infiltração), mecanismo de baixa eficiência, que provoca contaminação do lençol freático, além de outros prejuízos ao meio ambiente", explicou a Seminfra.
Diante desta situação, a Prefeitura de Maceió informa que adotará os procedimentos cabíveis para que os serviços tenham prosseguimento na região.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura leva cursos profissionalizantes para moradores do bairro Bebedouro
Suspeito de matar homem com tijoladas é preso em Palmeira dos Índios
Prefeita Ziane Costa celebra avanço nas obras de pavimentação do povoado Morros
Incêndio de grandes proporções em mata assusta moradores da Chã de Bebedouro
Distribuição de leite de vaca é suspensa em AL; Estado pede novo aporte federal
Mulher morre após se afogar na praia da Pajuçara, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
