Deficiência de vitamina D pode agravar os sintomas de Covid-19 entre negros
Pesquisadores de todo mundo tem realizado estudos sobre o assunto

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, pesquisadores de todo o mundo tem realizado inúmeros estudos e buscado soluções e propostas diferentes para abordar a doença.
De acordo com um estudo recente divulgado pela Universidade de Turim, pacientes hospitalizados pela Covid-19 apresentaram níveis de vitamina D reduzidos, gerando uma hipovitaminose.
A vitamina D desempenha um papel em todo o corpo e cumpre funções importantes. Uma grave deficiência de vitamina D, é considerada quando o valor é igual ou inferior a 12 nanogramas por mililitro de sangue, o que leva a deformações ósseas graves e dolorosas, chamadas de raquitismo em bebês e crianças pequenas e osteomalacia em adultos.
Entre a população negra, a deficiência da vitamina é considerada comum pelos nutricionistas já que os negros possuem mais dificuldade de absorver-la devido a grande quantidade do pigmento melanina em seus corpos .
A nutricionista Tais Tavares, explica que a vitamina D pode ser absorvida por alguns alimentos,mas a maior parte é adquirida pela exposição ao sol.
"A vitamina D é formada a partir de alimentos de origem vegetal e animal e também sintetizada na pele pela ação da luz ultravioleta (exposição solar). A contribuição dos alimentos é menor quando comparada à síntese de vitamina D pela pele, sendo importante a exposição ao sol, além do consumo de alimentos fontes dessa vitamina como óleo de fígado de bacalhau, peixes, frutos do mar, leite fortificado, ovos, fígado", explicou .
As estatísticas revelam que no estado de Alagoas o número de negros vítimas da Covid-19, excede ao número de brancos e de acordo com o estudo isso pode estar diretamente associado a deficiência de vitamina D por parte dessa população. Outros fatores influenciam nesse contexto, sejam eles sexo, idade, condições físicas ou sociais.
Desde então, a análise dos números refletem em parâmetros epidemiológicos em todo mundo. Devido a isso os cientistas seguem realizando estudos e pesquisas sobre o assunto.
Veja também
Últimas notícias

Homem morde orelha da ex-companheira após discussão sobre pensão em Maceió

Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador acontecerá em Penedo no dia 10 de abril

Estudantes da rede pública assistem concerto didático da Orquestra Sinfônica do Brasil em Penedo

Prefeito Ronaldo Lopes visita instalações da faculdade de medicina de Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
