Secretário da Saúde reitera importância da doação de órgãos em Alagoas
Fila de espera conta com 234 alagoanos aguardando transplantes de córnea, 141 renal e dois de coração

Reduzir as filas de pessoas que aguardam um transplante e contribuir, diretamente, com o fortalecimento da Campanha Setembro Verde, estão entre as intenções do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ao alertar a população sobre a importância da doação de órgãos. Atualmente, 377 alagoanos estão na fila de espera por um transplante.
Em um vídeo divulgado em seu perfil no Instagram e nas redes sociais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o gestor da Saúde esteve ao lado da coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, para trazer alguns dados sobre transplantados e como a população pode se engajar na campanha e salvar vidas.
“Para que vocês tenham uma ideia, 234 alagoanos estão na fila à espera de um transplante de córnea, 141 pessoas que residem em nosso Estado aguardam doadores de rins, e dois alagoanos necessitam de doadores de coração. Este trabalho depende muito da conscientização da população, e que as famílias direcionem esse olhar solidário para uma causa tão importante que é o transplante de órgãos”, destaca o secretário Alexandre Ayres.
Segundo a coordenadora da Central de Transplantes, a doação de órgãos se tornou ainda mais desafiadora em decorrência da pandemia da Covid-19. No entanto, este trabalho está sendo retomado em Alagoas. “Lamentavelmente, muitas pessoas perderam suas vidas por conta da Covid-19 e muitas continuam perdendo as suas vidas nas filas de transplante de órgãos. É sempre válido destacar que, para ser um doador, basta comunicar a sua decisão para a família. Diferentemente do que ocorria em um passado recente, não é mais necessário declarar na Carteira de Identidade que se é doador”, lembra a coordenadora.
Ainda no vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário Alexandre Ayres informou que até o final deste ano, o Estado passará a realizar o transplante de fígado. “Antes da pandemia da Covid-19, constava em nosso cronograma de ações na Secretaria de Estado da Saúde, a realização do transplante de fígado. Temporariamente, tivemos que suspender esta iniciativa que estávamos prestes a colocar em prática por causa do enfrentamento ao novo coronavírus. No entanto, seguimos atuando para que, até o final deste ano, o transplante de fígado se torne uma realidade em nosso Estado”, finalizou o secretário.
Veja também
Últimas notícias

Poços de água em Maragogi recebem manutenção elétrica na segunda-feira (22)

Delegado da PF receberia R$ 27 milhões em esquema em mineração
![[Vídeo] Acusado de matar o atual da ex-companheira em Arapiraca é preso em Teotônio Vilela](https://img.7segundos.com.br/UqTJ42HoySX7C5YbKO7CtH-At2U=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-09-18-at-103931.jpeg)
[Vídeo] Acusado de matar o atual da ex-companheira em Arapiraca é preso em Teotônio Vilela

Mãe de Anthony Levy, morto envenenado pelo pai, pede condenação máxima no júri desta quinta-feira

Paciente do Sertão vê o mar pela primeira vez antes de fazer cirurgia de risco no coração

Marido de gêmea siamesa: 'As pessoas são obcecadas para saber como fazemos sexo'
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
