Secretário da Saúde reitera importância da doação de órgãos em Alagoas
Fila de espera conta com 234 alagoanos aguardando transplantes de córnea, 141 renal e dois de coração

Reduzir as filas de pessoas que aguardam um transplante e contribuir, diretamente, com o fortalecimento da Campanha Setembro Verde, estão entre as intenções do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ao alertar a população sobre a importância da doação de órgãos. Atualmente, 377 alagoanos estão na fila de espera por um transplante.
Em um vídeo divulgado em seu perfil no Instagram e nas redes sociais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o gestor da Saúde esteve ao lado da coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, para trazer alguns dados sobre transplantados e como a população pode se engajar na campanha e salvar vidas.
“Para que vocês tenham uma ideia, 234 alagoanos estão na fila à espera de um transplante de córnea, 141 pessoas que residem em nosso Estado aguardam doadores de rins, e dois alagoanos necessitam de doadores de coração. Este trabalho depende muito da conscientização da população, e que as famílias direcionem esse olhar solidário para uma causa tão importante que é o transplante de órgãos”, destaca o secretário Alexandre Ayres.
Segundo a coordenadora da Central de Transplantes, a doação de órgãos se tornou ainda mais desafiadora em decorrência da pandemia da Covid-19. No entanto, este trabalho está sendo retomado em Alagoas. “Lamentavelmente, muitas pessoas perderam suas vidas por conta da Covid-19 e muitas continuam perdendo as suas vidas nas filas de transplante de órgãos. É sempre válido destacar que, para ser um doador, basta comunicar a sua decisão para a família. Diferentemente do que ocorria em um passado recente, não é mais necessário declarar na Carteira de Identidade que se é doador”, lembra a coordenadora.
Ainda no vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário Alexandre Ayres informou que até o final deste ano, o Estado passará a realizar o transplante de fígado. “Antes da pandemia da Covid-19, constava em nosso cronograma de ações na Secretaria de Estado da Saúde, a realização do transplante de fígado. Temporariamente, tivemos que suspender esta iniciativa que estávamos prestes a colocar em prática por causa do enfrentamento ao novo coronavírus. No entanto, seguimos atuando para que, até o final deste ano, o transplante de fígado se torne uma realidade em nosso Estado”, finalizou o secretário.
Veja também
Últimas notícias

MP Eleitoral aciona Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada para 2026

Com ou sem JHC, PL deve lançar nome ao governo de Alagoas em 2026

Petistas sentem, mais uma vez, saudades de Arthur Lira como presidente da Câmara

Justiça mantém prisão de homem acusado de agredir filha de seis anos com chinelada

Petrobras tem lucro líquido de R$ 26 bilhões no segundo trimestre

Deputado Alexandre Ayres reforça mobilização pela inclusão da vacina contra Meningite B no SUS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
