Casal esclarece que não foi privatizada
Após concessão, Companhia mantém serviços na Região Metropolitana de Maceió
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) parabeniza o Governo do Estado pelo excelente resultado obtido no leilão desta quarta-feira (30), na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, e esclarece que, mesmo após a concessão dos serviços na Região Metropolitana de Maceió (RMM), vai continuar trabalhando na capital e nos demais municípios da localidade.
A Casal ficará responsável pela captação e tratamento da água, que será repassada para o parceiro privado distribuir aos clientes durante os 35 anos da concessão.
A partir da entrada em operação do parceiro privado, que teve a empresa BRK como vencedora do leilão, haverá um prazo, conforme estabelecido no edital, de seis anos para que haja a universalização do fornecimento de água e de até 16 anos para que haja a universalização do esgotamento sanitário em toda a Região Metropolitana de Maceió, que totaliza 13 municípios, incluindo a capital. O investimento esperado é em torno de R$ 2,6 bilhões, que será captado e investido pelo parceiro privado.
O Estado estuda a possibilidade de ampliar a participação da iniciativa privada para outras áreas, mas mantendo a Casal como parte da solução. O chamado “Bloco B” inclui toda a região semiárida (Ageste, Bacia Leiteira e Sertão), enquanto o “Bloco C” é composto pelo Litoral e região da Mata.
Em todas essas regiões, quando houver a concessão, a Casal deverá permanecer com a tarefa de produção e tratamento da água, além de poder conduzir um amplo programa de saneamento rural, tendo em vista que os povoados com menos de mil habitantes ficariam fora do escopo de atuação da iniciativa privada.
Por fim, a Companhia esclarece que no leilão desta quarta-feira (30) ela não foi privatizada, mas apenas concedeu parte de suas atribuições à iniciativa privada, que terá papel essencial na captação de recursos para ampliação dos serviços à população.
Veja também
Últimas notícias
Jomart Atacarejo realiza sorteios semanais com vales-compra durante campanha de aniversário
Jaguatirica é achada morta no município de São José da Tapera
IML de Arapiraca procura familiares de andarilho natural de Fernando de Noronha (PE)
Consciência Negra: Judiciário de Alagoas funciona em regime de plantão de 20 a 23 de novembro
Projeto Poste Limpo chega a quatro grandes avenidas de Maceió
Prefeita Ceci agradece a Arthur Lira por obras de pavimentação no povoado Ouricuri, em Atalaia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
