Alagoas

Inadimplência no “Minha Casa Minha Vida” chega a 24% em Alagoas

No Estado o programa totaliza o investimento em 124.039 imóveis.

Por Marcos Filipe Sousa 01/10/2020 15h03
Inadimplência no “Minha Casa Minha Vida” chega a 24% em Alagoas
Minha Casa Minha Vida - Foto: Ilustração

No balanço divulgado nesta quinta-feira (01) pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o número de inadimplência em Alagoas no “Minha Casa Minha Vida” chegou a 24% no mês de julho.

Quase 13 mil estão em situação de inadimplência, de um montante de 54.369 recebedores. Os valores das prestações variam entre R$80 a R$270 por mês. 

Em Alagoas, o programa totaliza o investimento em 124.039 imóveis. 

Com a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus, muitos beneficiários do programa habitacional do governo federal Minha Casa Minha Vida (MCMV) não estão conseguindo pagar as prestações dos seus imóveis financiados. 

Sobretudo, integrantes de Faixa 1, de menor renda, que são os mais afetados pelo desemprego ou pela impossibilidade de manter o trabalho informal. Apesar de algumas medidas de postergação do pagamento estarem em curso e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ter recomendado cautela aos juízes ao julgarem ações de despejo durante a pandemia, ainda não há uma lei de proteção específica para essa camada mais necessitada da população.