Violência

Levantamento mostra que AL registrou duas mortes de políticos em 2020

Foram ao menos 68 assassinatos e 52 agressões em todo país

Por 7Segundos 06/10/2020 11h11 - Atualizado em 06/10/2020 12h12
Levantamento mostra que AL registrou duas mortes de políticos em 2020
Mapeamento mostrou aumento nos últimos meses, com destaque em setembro - Foto: Google Maps

Um levantamento mostrou que Alagoas registrou ao menos uma agressão e duas mortes de políticos de janeiro a setembro deste ano. Liderando os números no Brasil, Pernambuco, estado vizinho, contabilizou 13 assassinatos.

Os dados foram publicados nas redes sociais do doutor em ciência política e coordenador do Centro de Estudos de Segurança Pública e da Rede de Observatórios da Segurança, Paulo Nunes. Os casos também foram reportados pelo 7Segundos ao longo do ano.

Em Alagoas, as mortes registradas foram a do pré-candidato a vereador, José Adeildo, assassinado a tiros em Teotônio Viela; e do também pré-candidato a vereador, Adervan Aprígio da Rocha (PTB), morto a tiros em Flexeiras.

Já a agressão ocorreu no município de Lagoa da Canoa. Um pré-candidato a vereador pela cidade, conhecido como Professor Oliveira, foi agredido a pauladas.

Brasil


Ao todo, 68 políticos foram mortos e 52 sofreram agressão em todo Brasil. De acordo com o levantamento, 22 estados registraram ao menos uma morte. Pernambuco registrou 13 mortes, Minas Gerais 7 e Rio de Janeiro 6.

O monitoramento mostrou que a violência contra políticos aumentou nos últimos meses no país, com destaque para setembro que teve 13 motes.