Hospital Universitário realizou mais de 500 cirurgias bariátricas em 18 anos
Programa de Cirurgia Bariátrica do HU é referência no estado de Alagoas
Único no estado de Alagoas com atendimento 100% SUS, o Programa de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) já realizou 522 procedimentos de redução de estômago, nos 18 anos de existência.
O objetivo do Programa é melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo o risco de mortalidade e de aparecimento de outras doenças que podem ser adquiridas por conta do excesso de peso. Pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) maior ou igual a 35 podem realizar o procedimento cirúrgico, desde que atendam determinadas exigências.
Para ter acesso ao Programa, o paciente precisa preencher alguns pré-requisitos, como ter tentado emagrecer seguindo métodos clínicos durante dois anos, além de ser encaminhado, através do Complexo de Regulação de Maceió (Cora), para o Hupaa e, posteriormente, ser avaliado por uma equipe multiprofissional da instituição, formada por médicos, assistente social, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e profissional de educação física.
“A obesidade é uma doença complexa e multifatorial, que envolve problemas psicológicos, sociais, dentre outros, portanto deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar, frisa o coordenador do Programa”, Guilherme Farias.
A obesidade e as doenças
A obesidade é uma doença que, comumente, acarreta outras enfermidades, como diabetes e hipertensão. Refletindo para além dos benefícios para o paciente, o cirurgião Anderson Cavalcante afirma que outra vantagem da bariátrica é a redução de custos para o sistema único de saúde.
“Pessoas obesas, geralmente, adquirem doenças decorrentes do quadro, buscando, na maioria das vezes, os remédios para tratamento nos postos de saúde. Quando o paciente faz a cirurgia, ele solicita menos os serviços públicos, o que é bom também para os recursos financeiros do Estado”, pontua.
Veja também
Últimas notícias
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
Projeto que proíbe Prefeitura de Maceió de adquirir produtos do MST avança na Câmara
Levantamento do Ibrape destaca prefeita Ceci entre as favoritas ao cargo de deputada estadual
Renúncia de Zambelli não comove bolsonaristas; apenas um alagoano comentou a decisão
Iluminação de Natal impulsiona a economia e fortalece ambulantes de Maceió
Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira (19)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
