Alagoas

Alagoano é eleito presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais

Dagoberto Omena, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, torna-se o primeiro alagoano a assumir a Abio

Por Assessoria 08/10/2020 20h08 - Atualizado em 08/10/2020 20h08
Alagoano é eleito presidente da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais
Dagoberto Omena, diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos - Foto: Ascom Cepal

O diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, Dagoberto Omena, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Imprensas Oficiais (Abio), nesta quarta-feira (7). Criada em 1943, a rede, com sede na Avenida Paulista, em São Paulo, representa o conjunto das organizações governamentais, dentro da estrutura federativa, responsáveis pela publicação dos atos oficiais dos diversos níveis de governo e, atualmente, reúne 17 entidades associadas, além da Imprensa Nacional.

Dagoberto Omena torna-se o primeiro alagoano à frente da Abio, conglomerado de direito privado interessado no aperfeiçoamento da prestação dos serviços de produção, publicação, tratamento, preservação e integridade dos atos oficiais, historicamente concentrados nos Diários Oficiais de cada Estado e da União. Além isso, a Associação destaca-se pelo fomento à inovação e pelo aprimoramento tecnológico entre os associados, bem como pela promoção de intercâmbio de técnicas jurídicas e financeiras, de eventos e do relacionamento entre os órgãos governamentais.

Como presidente da Abio, Omena representará o Brasil na Red de Boletines Oficiales de América (RedBoa) – composta por Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, El Salvador, Honduras, México, Paraguai e Uruguai – e no Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa (IOLP) – do qual também participam Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

À frente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos, desde 2017, Dagoberto Omena tornou-se figura importante para as decisões da Abio, nos últimos anos, compondo a mesa diretora, no último biênio, como Conselheiro Fiscal. A atuação e a influência do alagoano junto ao segmento foram evidenciadas com a escolha de Alagoas como sede da Reunião Abio-RedBoa – considerado o maior encontro de representantes dos boletins oficiais das Américas –, em agosto do ano passado. Regionalmente, o gestor também consolidou a imagem do órgão alagoano, com a conquista do selo ISO 9001:2015, sendo o segundo Diário Oficial do Nordeste, atrás apenas da Bahia, com a certificação de qualidade.

De acordo com o presidente eleito, o principal compromisso da nova gestão é com o fortalecimento da entidade no cenário internacional. “É uma honra presidir uma Associação tão sólida e de representatividade mundial. Portanto, estamos empenhados em continuar a luta em prol do fortalecimento das nossas Imprensas Oficiais, na esfera nacional, e em ampliar os diálogos no cenário internacional, tanto incorporando técnicas bem-sucedidas como dando visibilidade às nossas expertises”, destacou Dagoberto Omena.

Ainda no contexto de promoção do intercâmbio com organizações estrangeiras, Omena revelou o interesse em sediar o próximo encontro do IOLP em solo brasileiro. “Nossa intenção é trazer o encontro do Fórum das Imprensas Oficiais de Língua Portuguesa, em 2021, para Alagoas. O Estado, além de ter se destacado no mercado dos boletins oficiais e de ser referência como um dos destinos turísticos mais cobiçados do Brasil, agora conta com voos diretos para a Europa, por meio do trecho Maceió-Lisboa, fruto de uma parceria inédita entre o Governo de Alagoas e a companhia aérea TAP. Portanto, estamos mais preparados do que nunca para promover o turismo de negócios”, enfatizou o novo presidente da Abio.

Abio

Criada em 1943, a Associação Brasileira das Imprensas Oficiais reúne as Imprensas Oficiais das seguintes localidades: Alagoas, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Para saber mais, acesse aqui.