Brasileiros terão de informar CPF para receber vacina contra a Covid-19
A medida anunciada pelo Ministério da Saúde é para evitar que uma pessoa receba doses de vacinas diferentes

O Ministério da Saúde informou, nessa quinta-feira (8/10), que a população brasileira terá de apresentar o CPF para ter acesso a uma dose da vacina contra o novo coronavírus, quando ela estiver disponível.
Segundo o diretor do Departamento de Informática do SUS, Jacson Venâncio de Barros, todos os sistemas de notificação estarão conectados. Assim, a medida dará maior controle sobre a distribuição das vacinas, evitando que uma pessoa tome doses de imunizantes diferentes. Além disso, a pasta quer rastrear possíveis reações adversas.
“Hoje, nós temos uma, duas, três vacinas possíveis de serem aplicadas. E, quando tivermos quatro, 10? Se nós não tivermos controle, o paciente pode tomar uma dose da vacina A, e temos de evitar que ele tome uma segunda dose da vacina B. Ter essa rastreabilidade é muito importante”, disse Venâncio.
O governo monitora o desenvolvimento de nove vacinas, com a possibilidade de compra. Quatro delas estão sendo testadas no país. A previsão é de que a primeira etapa das aplicações seja concluída no primeiro trimestre de 2021 por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Compra de vacinas
Conforme anunciado na noite dessa quinta-feira (8/10), o Ministério da Saúde garantiu 142 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para o Brasil.
A conta compreende as imunizações negociadas com o laboratório AstraZeneca, responsável pelo desenvolvimento da vacina de Oxford, e as obtidas por meio da adesão ao consórcio internacional Covax Facility, capitaneado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a pasta, o pagamento da primeira parcela dos R$ 2,5 bilhões que permitirão ao Brasil ter acesso às vacinas da iniciativa global foi realizado nessa quinta-feira (8/10).
O consórcio internacional autorizará ao país obter imunizações que estão sendo desenvolvidas por nove laboratórios: Inovio, Moderna, Curevac, ThemisMerk, Oxford/AstraZeneca, Novavax, Universidade Queensland, Clover e Universidade de Hong Kong.
A adesão ao Covax Facility assegura ao Brasil a vacinação de 10% da população, com cerca de 42 milhões de doses. As outras 100 milhões de unidades virão do acordo com o laboratório AstraZeneca, sendo que parte delas será fabricada no país pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, prevê que a primeira etapa da vacinação seja concluída no primeiro trimestre do ano. A fila deve ser organizada de acordo com as regras do Programa Nacional de Imunizações (PNI), no entanto, adaptações poderão ser feitas a depender da eficácia das vacinas.
Média móvel
O anúncio dessa quinta-feira (8/10) foi feito no dia em que o país contabilizou média móvel diária de 611 óbitos em decorrência da Covid-19. O número representa um pequeno aumento se comparado à última quarta-feira (7/10), que marcou 609. No entanto, em relação aos 14 dias imediatamente anteriores, caiu 9,8%, indicando estabilidade.
Por conta do tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação dos especialistas no sentido de comparar a média móvel do dia com a de duas semanas atrás. As variações na quantidade de mortes ou de casos de até 15% para mais ou para menos caracterizam invariabilidade.
Em números absolutos, o país registrou 729 mortes em decorrência da doença e 27.750 novas infecções de coronavírus entre as noites de quarta e quinta-feira, segundo o mais recente balanço divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). No total, o Brasil perdeu até o momento 148.957 vidas para a Covid-19 e computou 5.028.444 casos de infecção.
Veja também
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
