Diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer de mama, diz mastologista
Exames mais modernos e novas drogas auxiliam no tratamento da doença
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que, por ano, mais um milhão de novos casos de câncer de mama e cerca de 460 mil mortes pela doença são registradas no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos. Os números reforçam a necessidade de investir na prevenção da doença.
O médico Alexandre Calado, da Santa Casa de Maceió, é mastologista há 30 anos e vem acompanhando a evolução dos tratamentos. “Os exames complementares de imagem estão cada vez mais modernos e o surgimento de novas drogas auxiliam bastante no tratamento. Assim, as cirurgias menos mutilantes são cada vez mais realizadas”, afirma o especialista.
Segundo ele, não existe um método específico para prevenir o câncer de mama. “Em 10% das vezes, o câncer é hereditário. O que pode ser feito são exames para que o diagnóstico seja realizado ainda em uma fase bem precoce, com tumores bem pequenos, cujo prognóstico normalmente são melhores. Por isso é importante procurar o mastologista duas vezes ao ano”, destacou Alexandre Calado.
O diagnóstico da doença pode ser realizado por meio de exame físico ou exames complementares. Tumores menores que 2 centímetros normalmente são diagnosticados por mamografia e ultrassom. Já as microcalcificações, que podem ser um câncer em fase inicial, só serão diagnosticadas pela mamografia. Esse exame deverá ser realizado a partir dos 40 anos. Em pacientes com histórico familiar da doença, a monitoramento deve ser iniciado um pouco mais cedo. Tratamentos mais radicais, como a retirada de uma ou ambas as mamas, são realizados em casos específicos, como mãe e irmã com a doença ou em pacientes com mutação nos genes BRCA 1 e 2. A cirurgia evita o câncer em quase 100%, mas possuem complicações que devem ser avaliadas pelo mastologista.
“No momento que a paciente recebe a notícia de que doente, o impacto é muito grande. Mas depois vem a vontade de tratar logo e ficar boa. É uma fase muito difícil que necessita de muito apoio familiar e de profissionais relacionados”, finalizou o mastologista.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
