Arapiraca

“O câncer não é sentença de morte,” afirma assistente social Grassy Lima da AAPC

Graça Melo, psicóloga da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Arapiraca (AAPC) fala das diversas situações emocionais

Por 7 segundos com Jânio Barbosa e Claudio Barbosa 11/10/2020 06h06 - Atualizado em 11/10/2020 07h07
“O câncer não é sentença de morte,” afirma assistente social Grassy Lima da AAPC
Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Arapiraca (AAPC) fica localizada na rua São Francisco - Foto: Jânio Barbosa/7segundos

“O câncer não é sentença de morte, a gente também tem que pensar nisso. E hoje, com tanta informação, graças a Deus, as mulheres estão procurando se cuidar mais”. A afirmação é da Assistente Social da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Arapiraca (AAPC), onde a reportagem do portal 7segundos também a psicóloga Graça Melo. Estamos no período denominado Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recente, do câncer de colo do útero.

“É importante frisar que o câncer também tem cura, desde que seja diagnosticado cedo, inicie o tratamento cedo,” alertou Grassy Lima. Segundo ela, várias pacientes que obtiveram a cura passaram a ser voluntárias da instituição. “A AAPC já tem 15 anos de fundada aqui em Arapiraca. A Instituição já cadastrou mais de 500 pacientes e a maioria são mulheres. E, dessas mulheres, o maior número de casos se refere a câncer de mama”, afirmou a Assistente Social, acrescentando que várias pacientes seguem em tratamento; Mas reforçou: algumas das pessoas cadastradas estão curadas a mais de dez anos.

Grassy Lima (foto) informou que a Associação promove o acolhimento das pacientes e promove apoio psicológico. “A gente sabe que não é fácil enfrentar essa doença. É um impacto na família toda. E, na questão da mulher, vem a situação da auto estima. Muitas vezes elas chegam fragilizadas, por conta da queda de cabelo, por conta da retirada da mama e precisamos trabalhar tudo isso com a família e com o paciente”, explicou.

Apoio

Mesmo durante o período mais intenso da pandemia de Covid 19, a instituição manteve o apoio aos pacientes cadastrados, seguindo todas as normas sanitárias indicadas. Até porque são diversas situações emocionais, como destaca a psicóloga Graça Melo: “primeiro o impacto, porque só o diagnóstico por si mesmo já dá um desequilíbrio na pessoa e atinge muito a família. Nós temos casos aqui, onde é mais difícil pra família entender isso, do que o próprio paciente”.


A psicóloga Graça Melo (foto) ressaltou a necessidade da compreensão de tudo isso, o acompanhamento do sofrimento e de todo o tratamento, que não é nada fácil. “Para uns tira de letra, mas tem outros (pacientes) que têm muitos problemas emocionais, marido que deixa a mulher, conflitos e a falta de apoio da família, que é fundamental no processo de recuperação da pessoa”, explicou .

Ainda de acordo com a profissional, os fatores que mais atingem as pessoas são: mutilações, quando é necessário retirar uma ou mesmo as duas mamas; o tratamento de quimioterapia e a perda de cabelo, que reflete na auto estima. Graça Melo também ressaltou a necessidade de acompanhar familiares que cuidadores, que sofrem emocionalmente e são responsáveis diretos em tarefas como buscar exames, por exemplo.

Alerta

A AAPC tem recebido pacientes de todas as idades. “Nós temos pacientes de todas as idades e muitas mulheres jovens estão chegando com esse tipo de câncer de mama. Quanto ao câncer de colo do útero é possível prevenir fazendo o exame todo ano, a Citologia. A gente também trabalha isso aqui e temos muitos pacientes jovens com esse tipo de câncer aqui na Instituição,” explicou Grassy Lima.

Trabalho Social


Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Arapiraca (AAPC) fica localizada na rua São Francisco, 780 – A, no centro de Arapiraca, na região Agreste do Estado. Para as mulheres cadastradas na Instituição é feito um trabalho social, que inclui visitas domiciliares, distribuição de cestas básicas, apoio psicológico, dentistas e cuidadores.