UTI Pediátrica do HM utiliza musicoterapia para tratar pacientes com Covid-19
Ação faz parte da programação da “Semana da Criança” e prossegue até sexta (16)

A música está ganhando, cada vez mais, o poder de remédio para aliviar males tão distintos quanto dor e depressão. Afinal, ela está presente em todas as fases da vida e dita o ritmo das mais variadas situações e momentos. Basta observar e perceber que, até mesmo os bebês recém-nascidos, fazem sons com a boca e são atraídos por barulhos muito antes de dizerem as primeiras palavras.
De olho nisso, em alusão ao Dia das Crianças, celebrado na segunda-feira (12), a equipe multiprofissional da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM) buscou explorar os benefícios da musicoterapia para contribuir com o processo de recuperação e cuidado dos pacientes internados com suspeita ou confirmação da Covid-19.Segundo Ana Carolina Menezes, enfermeira da UTI Pediátrica do HM, a escolha da musicoterapia na UTI foi motivada em virtude de o recurso terapêutico humanizar e enriquecer a todos que dela participam, sobretudo os pacientes, que requerem assistência permanente, com uma monitorização contínua.
“Com essa ação, tentamos proporcionar aos pacientes e suas famílias um momento de relaxamento, visto que o ambiente hospitalar, especialmente a UTI, pode se tornar psicologicamente desconfortável para a criança. O nosso propósito é levar o bem-estar necessário para o tratamento dos pequenos, num momento tão delicado. Ao mesmo tempo em que a equipe promove, ela também se contempla da ação, quando participa, canta e dança”, destacou.A apresentação ficou por conta do grupo “Musicalizando Vida”, formado pela pedagoga e especialista em Musicalização Infantil, Amanda Pimentel; pelo musicoterapeuta Leandro Monteiro; e pela professora de língua inglesa e enfermeira, Carolina Valdez, que utilizam seus dons em trabalhos voluntários há quatro meses. De acordo com Amanda Pimentel, a idealização do projeto começou justamente na sala de aula, quando ela observou as alterações de humor e de aprendizagem em crianças que passaram por processos médicos, em especial nas UTIs.“A música dá essa recarga aos pacientes, tornando o processo hospitalar na UTI Pediátrica menos traumático para as crianças, por ser um ambiente que envolve muitos profissionais, remédios, insumos e alarmes acústicos dos equipamentos, entre outros. Queira ou não, quando as crianças observam isso, automaticamente elas remetem a algo ruim e, por sua vez, isso pode gerar uma situação de estresse muito grande, o que acaba ocasionando traumas, seja na infância ou na fase adulta”, afirmou Amanda Pimentel.Com um repertório vasto, o grupo “Musicalizando Vida” cantou músicas que criaram uma familiaridade para as crianças e suas mamães - desde cantigas populares até sons mais atuais -, como o Mundo Bita, projeto de entretenimento infantil criado pelo músico e designer Chaps Melo. “A gente tenta trazer canções novas, geralmente quando vamos para o ambiente escolar. Mas, dentro de um hospital, o nosso foco é trazer mais acolhimento. Por isso, trabalhamos com um repertório diversificado, visando músicas que as crianças escutam em casa, como, por exemplo, “Viro, Vira, Virou”, “Ciranda, Cirandinha”, “Pintinho Amarelinho” e “Estátua”.Além dessa ação, a equipe multiprofissional da UTI Pediátrica do Hospital da Mulher preparou uma programação diversificada, intitulada “Semana da Criança”, que vai acontecer até sexta-feira (16). A ação vai contar com uma oficina de brincadeiras adaptadas, roda de conversa com as mães, pintura facial nas crianças e musicalização com fantoches.
Veja também
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
