Kauê Penna, do ‘The Voice’, é diagnosticado com cisto nas cordas vocais
Para não correr o risco de perder a voz, cantor terá que fazer tratamento e repouso vocal
O vencedor do “The Voice Brasil Kids” deste ano, Kauê Penna, descobriu recentemente um cisto nas cordas vocais e fará um acompanhamento com fonoaudiólogas.
Nesta semana, ele participou do programa da Fátima Bernardes e tinha anunciado que teria que passar por cirurgia para a remoção do caroço, porém, depois de conversar com seus médicos, essa opção foi descartada.
“A cirurgia não vai ser preciso. Vou fazer o acompanhamento com a minha fono e já já eu estou de volta, cantando agudo como vocês sempre gostaram”, disse ele em seu Instagram.
O cantor mirim, de 14 anos, confessou se sentir bem mais aliviado agora, já que a cirurgia envolveria alguns riscos.
O tratamento que Kauê seguirá inclui alguns exercícios fonoaudiologia que ajudarão a diminuir o tamanho do cisto até que ele desapareça. Além disso, ele terá que evitar notas agudas por um tempo.
O problema de Kauê é o mesmo que Juliana Paes enfrentou durante a gravação da novela “A Força do Querer”, em 2018. Na ocasião, ela precisou se afastar da TV para tratar dois cistos nas cordas vocais.
“A Bibi [sua personagem em “A Força do Querer’] tem a ver com isso, eu gritava muito. Um pouco de estresse, um pouco de demanda de tudo”, explicou a atriz na época ao “Uol”.
Em maio de 2019, quando ela fazia a novela “A Dona do Pedaço”, o público chegou a notar alteração em sua voz , que ficou mais rouca e em um tom mais baixo. A atriz também tratou o problema com exercícios de fonoaudiologia.
Sintomas de cisto nas cordas vocais
Os cistos são pequenos nódulos, que quando localizados nas cordas vocais, podem alterar a voz, causando rouquidão ou deixando a vibração mais grave. Muitas vezes, eles são causados por traumas ou estresse físico decorrente do abuso vocal.
Além da mudança no tom da voz, o cisto pode causar uma sensação de um corpo estranho nas pregas vocais. Também é comum que a pessoa sinta vontade frequente de limpar a garganta ou tossir.
O diagnóstico pode ser feito através da microlaringoscopia, um exame que visa a avaliação completa das cordas vocais, sob anestesia geral. Ele possibilita a visão microscópica e a palpação das pregas vocais, sendo capaz de identificar alterações mais complexas.
Tratamento
De acordo com o Instituto Sean Parker para a Voz, raramente um cisto pode se resolver sozinho. Quando descoberto, os médicos costumam pedir que o paciente poupe a voz para melhorar o inchaço na região, além de passar exercícios de fonoterapia, como no caso de Kauê.
Porém, é mais recorrente a remoção por meio de cirurgia microlaringoscópica. A técnica é desafiadora porque o cisto, que geralmente é frágil, pode estar aderido ao tecido do local e pode estourar ou vazar, mesmo quando manuseado com cuidado.
Vale dizer, no entanto, que cistos não são lesões pré-cancerosas ou cancerosas, mas é importante tratar o quanto antes para evitar complicações futuras.
Veja também
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
