Kauê Penna, do ‘The Voice’, é diagnosticado com cisto nas cordas vocais
Para não correr o risco de perder a voz, cantor terá que fazer tratamento e repouso vocal
O vencedor do “The Voice Brasil Kids” deste ano, Kauê Penna, descobriu recentemente um cisto nas cordas vocais e fará um acompanhamento com fonoaudiólogas.
Nesta semana, ele participou do programa da Fátima Bernardes e tinha anunciado que teria que passar por cirurgia para a remoção do caroço, porém, depois de conversar com seus médicos, essa opção foi descartada.
“A cirurgia não vai ser preciso. Vou fazer o acompanhamento com a minha fono e já já eu estou de volta, cantando agudo como vocês sempre gostaram”, disse ele em seu Instagram.
O cantor mirim, de 14 anos, confessou se sentir bem mais aliviado agora, já que a cirurgia envolveria alguns riscos.
O tratamento que Kauê seguirá inclui alguns exercícios fonoaudiologia que ajudarão a diminuir o tamanho do cisto até que ele desapareça. Além disso, ele terá que evitar notas agudas por um tempo.
O problema de Kauê é o mesmo que Juliana Paes enfrentou durante a gravação da novela “A Força do Querer”, em 2018. Na ocasião, ela precisou se afastar da TV para tratar dois cistos nas cordas vocais.
“A Bibi [sua personagem em “A Força do Querer’] tem a ver com isso, eu gritava muito. Um pouco de estresse, um pouco de demanda de tudo”, explicou a atriz na época ao “Uol”.
Em maio de 2019, quando ela fazia a novela “A Dona do Pedaço”, o público chegou a notar alteração em sua voz , que ficou mais rouca e em um tom mais baixo. A atriz também tratou o problema com exercícios de fonoaudiologia.
Sintomas de cisto nas cordas vocais
Os cistos são pequenos nódulos, que quando localizados nas cordas vocais, podem alterar a voz, causando rouquidão ou deixando a vibração mais grave. Muitas vezes, eles são causados por traumas ou estresse físico decorrente do abuso vocal.
Além da mudança no tom da voz, o cisto pode causar uma sensação de um corpo estranho nas pregas vocais. Também é comum que a pessoa sinta vontade frequente de limpar a garganta ou tossir.
O diagnóstico pode ser feito através da microlaringoscopia, um exame que visa a avaliação completa das cordas vocais, sob anestesia geral. Ele possibilita a visão microscópica e a palpação das pregas vocais, sendo capaz de identificar alterações mais complexas.
Tratamento
De acordo com o Instituto Sean Parker para a Voz, raramente um cisto pode se resolver sozinho. Quando descoberto, os médicos costumam pedir que o paciente poupe a voz para melhorar o inchaço na região, além de passar exercícios de fonoterapia, como no caso de Kauê.
Porém, é mais recorrente a remoção por meio de cirurgia microlaringoscópica. A técnica é desafiadora porque o cisto, que geralmente é frágil, pode estar aderido ao tecido do local e pode estourar ou vazar, mesmo quando manuseado com cuidado.
Vale dizer, no entanto, que cistos não são lesões pré-cancerosas ou cancerosas, mas é importante tratar o quanto antes para evitar complicações futuras.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
