Bebês ingerem 1,5 mi de partículas de microplástico por dia em mamadeiras
A alta temperatura da água para esterilizar e preparar leite faz com que as fibras de plástico sejam liberadas das mamadeiras

As mamadeiras de polipropileno, utilizadas por milhões de pais ao redor do planeta, podem ser fonte de um grande mal para os bebês. Um estudo irlandês, divulgado nessa segunda-feira (19/10) na revista Nature Food, mostrou que esses recipientes liberam milhares de partículas de microplásticos quando entram em contato com altas temperaturas.
Segundo pesquisadores da Trinity College Dublin, essa contaminação ocorre basicamente na hora de um procedimento padrão, que é inclusive recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para eliminar bactérias perigosas. Ao despejar água aquecida a 70°C para esterilizar a mamadeira, as partículas acabam sendo liberadas no interior do objeto e contaminam o leite.
Ao sacudir a mamadeira para misturar o leite em pó, a contaminação é ainda maior, de acordo com os pesquisadores. Segundo o estudo, um bebê ingere no primeiro ano de vida, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia.
Os bebês britânicos engolem mais do que bebês em outras partes do mundo, com cerca de três milhões de fibras liberadas de uma mamadeira todos os dias. Alguns modelos de mamadeiras chegam a liberar até 16 milhões de partículas de microplásticos por litro.
A temperatura da água influencia diretamente a quantidade de microplástico liberado. Se água de preparo do leite for colocado no recipiente a 95°C, a presença do plástico pode chegar a 55 milhões por litro, mas ela cai para pouco mais de 500 mil se a água estiver a 25°C.
Últimas notícias

Líder do PT aciona PGR contra Michelle Bolsonaro

“Conseguimos alguns pré-consensos”, diz presidente da COP30

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
