Bebês ingerem 1,5 mi de partículas de microplástico por dia em mamadeiras
A alta temperatura da água para esterilizar e preparar leite faz com que as fibras de plástico sejam liberadas das mamadeiras

As mamadeiras de polipropileno, utilizadas por milhões de pais ao redor do planeta, podem ser fonte de um grande mal para os bebês. Um estudo irlandês, divulgado nessa segunda-feira (19/10) na revista Nature Food, mostrou que esses recipientes liberam milhares de partículas de microplásticos quando entram em contato com altas temperaturas.
Segundo pesquisadores da Trinity College Dublin, essa contaminação ocorre basicamente na hora de um procedimento padrão, que é inclusive recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para eliminar bactérias perigosas. Ao despejar água aquecida a 70°C para esterilizar a mamadeira, as partículas acabam sendo liberadas no interior do objeto e contaminam o leite.
Ao sacudir a mamadeira para misturar o leite em pó, a contaminação é ainda maior, de acordo com os pesquisadores. Segundo o estudo, um bebê ingere no primeiro ano de vida, em média, mais de 1,5 milhão de partículas de microplástico por dia.
Os bebês britânicos engolem mais do que bebês em outras partes do mundo, com cerca de três milhões de fibras liberadas de uma mamadeira todos os dias. Alguns modelos de mamadeiras chegam a liberar até 16 milhões de partículas de microplásticos por litro.
A temperatura da água influencia diretamente a quantidade de microplástico liberado. Se água de preparo do leite for colocado no recipiente a 95°C, a presença do plástico pode chegar a 55 milhões por litro, mas ela cai para pouco mais de 500 mil se a água estiver a 25°C.
Últimas notícias
Homem embriagado é amarrado pela família após agredir pais e irmãos em Coité do Nóia

STF retoma julgamento sobre cobertura de planos de saúde nesta quinta

Homem é encontrado morto dentro de banheiro em lava jato de Arapiraca

Homem é detido com cachimbo de crack e facão na cidade de Arapiraca

Homem é preso em flagrante após dar murro no rosto esposa no Vergel do Lago, em Maceió

Câmara aprova urgência para análise de anistia aos presos do 8 de Janeiro; deputados de Alagoas divergem
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
