Reality é cancelado após público denunciar participante com tatuagens de apologia ao nazismo
Emissora alegou que números marcados no rosto de Darren Lumsden, do programa 'The Chop', faziam referência a eventos de sua vida pessoal
Um inofensivo programa que escolheria o "melhor carpinteiro do Reino Unido" acabou gerando tamanha controvérsia que acabou tendo seu lançamento, que aconteceria na próxima quinta-feira, cancelado. Tudo porque um de seus participantes, um grandalhão que ostentava o rosto completamente tatuado, foi acusado - com provas - pelos espectadores de ostentar várias marcas de apologia ao nazismo.
Darren Lumsden estrelou um trailer do programa, compartilhado no Twitter: "Conheça o Lenhador, o cara-com-todas-as-tatuagens ou Darren, como gostamos de chamá-lo", dizia a legenda do post já deletado pelo canal Sky History. Não demorou muito para os espectadores retirarem o véu folclórico e descobrirem chocantes marcas estampadas no rosto do competidor.
Logo de cara, muitos apontaram "88" proeminente em sua bochecha - que consideraram um símbolo que faz referência à saudação nazista "Heil Hitler", já que 8 representaria a letra "H", a oitava do alfabeto. O número também faria referência a um trecho de 88 palavras do livro 'Minha Luta', escrito pelo nazista. O participante e o canal correram para explicar que o número era referência a 1988, ano em que o pai de Lumsden faleceu.
Entretanto, outros número descobertos pelos espectadores corroboram para a "teoria do supremacista branco": vários outros símbolos suspeitos foram detectados na pele de Darren, incluindo 23 e 16 tatuados em suas têmporas, supostamente representando o equivalente numérico do 'poder branco' (a 23ª letra do alfabeto é "W" e a 16ª, "P", iniciais de "white power"). Como se as três marcas já não fossem o bastante, também foi encontrada a inscrição do número 14 - referência às "14 palavras" de um slogan supremacista branco -, e a runa sig, que se parece com um raio, também largamente usada durante o regime nazista e, posteriormente, por seus seguidores.
Apesar das provas, ainda houve insistência por parte do canal e de Darren em afirmar que os símbolos não tinham "significado político ou ideológico", mas o Dr. Adam Rutherford, autor do livro "How to Argue with a Racist" ('Como Discutir com um Racista', sem versão em português), detectou outros vários símbolos no rosto do "Lenhador": 18, que representariam "A" e "H", iniciais de "Adolf Hitler"; 1/11 (AK, Aryan Knights - Cavaleiros Arianos em português); 311, 3 K = KKK; e 109, que seria referência aos países de onde os judeus teriam sido expulsos.Na dúvida, a atração teve o lançamento cancelado e os vídeos de Darren todos excluídos das redes sociais do canal, que agora afirma estar investigando o caso para dar continuidade - ou não - ao projeto.
Veja também
Últimas notícias
Programa Desenvolve Arapiraca acontece bairro Planalto nesta sexta (28)
Bolsonaristas comemoram derrota do governo e aprovação do PL Antifacção na Câmara
Liquidação do Banco Master não deve afetar pagamento de aposentados, diz Prefeitura de Maceió
Apenas um em cada quatro trabalhadores por conta própria tem CNPJ
Polícia deflagra Operação Folhas Secas e cumpre mandado contra organização criminosa em Santana Ipanema
Recém-nascida é encontrada dentro da descarga de vaso sanitário na Tailândia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
