Edufal moderniza processo de submissão de livros com uso de nova plataforma
Com a OMP, o processo de submissão seguirá um fluxo contínuo, ou seja, a qualquer tempo pode ser inscrita uma proposta
Mais ágil, moderno e impessoal. O processo para submissão de livros na Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) passou por mudanças e agora todo o trâmite será feito por meio da plataforma Open Monography Press (OMP).
Os autores com propostas de publicação já podem acessar o sistema da OMP, preencher um formulário e anexar o manuscrito original, seja para formato físico convencional ou e-book. Basta seguir esses passos e a submissão já foi realizada. O diretor da Edufal, Elder Maia, adianta que o sistema é bem simples e autoexplicativo, semelhante ao Sistema de Editoração de Revistas Eletrônicas (Seer), bastante conhecido pelos pesquisadores da Universidade.
Essa é uma das principais novidades trazidas pelo uso da plataforma. Antes, para submeter livros, os autores tinham que aguardar o lançamento de um edital pela Editora. Com a OMP, o processo de submissão seguirá um fluxo contínuo, ou seja, a qualquer tempo pode ser inscrita uma proposta.
“Não vai ser preciso aguardar nenhum edital. Uma vez submetido o manuscrito original, o autor ou autora vai acompanhar o processo de avaliação. Sendo aprovado pelo parecerista, o livro, físico ou digital, entra em uma fila de publicação da editora”, ressalta o diretor ao explicar que os custos, no caso do fluxo contínuo, serão divididos entre a editora e os autores. Para saber mais sobre os custos, os interessados devem entrar em contato por meio do e-mail [email protected].
Maia comemorou o lançamento da nova plataforma e afirmou que se inicia um novo momento na Editora. “Estamos muito felizes. É uma nova etapa para a Edufal. Trata-se de uma nova fase de submissão, tramitação, avaliação e publicação dos nossos livros”, afirmou.
Ele lembrou que, como todo instrumento novo, no início, certamente, podem surgir dúvidas e problemas, mas defendeu que será superado com tranquilidade. “Faz parte do aprendizado e da consolidação de um novo processo editorial, marcado por mais impessoalidade, controle e transparência”, salientou.
Celeridade no processo editorial
A plataforma Open Monography Press é de tecnologia gratuita e aberta disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras. O uso da OMP na Ufal é resultado de uma parceria entre a Editora e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Maia destaca o empenho da equipe de Tecnologia que trabalhou para customizar a OMP às necessidades da Edufal. “Para que esse projeto se concretizasse, foi fundamental a parceria com o NTI que, por meio do seu diretor Reinaldo Cabral, ajudou-nos na feitura e disponibilização da plataforma”, reconheceu.
Ao citar os ganhos com a adesão da nova plataforma editorial, o diretor reforça que a ferramenta permite que todo o processo editorial seja realizado com impessoalidade, transparência, eficiência e agilidade.
“O uso da OMP para recepcionar as propostas de submissão, avaliação e preparação dos originais para publicação permitirá também mais celeridade em todo o processo. Trata-se de um ganho para proponentes, Edufal, leitores e toda a comunidade acadêmica. Essa era uma meta antiga de toda a equipe Edufal que agora, finalmente, se concretiza”, afirma o diretor.
Veja também
Últimas notícias
Paulo Dantas pede intervenção de Lula para pacificar demarcação de terras em Palmeira dos Índios
Alagoano Aldo Rebelo detalha plano de governo para enfrentar Lula em 2026
[Vídeo] Caminhão tomba na BR-101 e carga de frutas é saqueada em Colônia Leopoldina
Prefeitura promove espetáculo musical com a banda Cazuadinha e companhia Ormusy, no Bosque das Arapiracas
Aldo Rebelo aceita convite de João Caldas para disputar a Presidência da República em 2026
Paolla Oliveira e Diogo Nogueira anunciam fim do relacionamento após cinco anos: 'Final feliz'
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
