Edufal moderniza processo de submissão de livros com uso de nova plataforma
Com a OMP, o processo de submissão seguirá um fluxo contínuo, ou seja, a qualquer tempo pode ser inscrita uma proposta
Mais ágil, moderno e impessoal. O processo para submissão de livros na Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) passou por mudanças e agora todo o trâmite será feito por meio da plataforma Open Monography Press (OMP).
Os autores com propostas de publicação já podem acessar o sistema da OMP, preencher um formulário e anexar o manuscrito original, seja para formato físico convencional ou e-book. Basta seguir esses passos e a submissão já foi realizada. O diretor da Edufal, Elder Maia, adianta que o sistema é bem simples e autoexplicativo, semelhante ao Sistema de Editoração de Revistas Eletrônicas (Seer), bastante conhecido pelos pesquisadores da Universidade.
Essa é uma das principais novidades trazidas pelo uso da plataforma. Antes, para submeter livros, os autores tinham que aguardar o lançamento de um edital pela Editora. Com a OMP, o processo de submissão seguirá um fluxo contínuo, ou seja, a qualquer tempo pode ser inscrita uma proposta.
“Não vai ser preciso aguardar nenhum edital. Uma vez submetido o manuscrito original, o autor ou autora vai acompanhar o processo de avaliação. Sendo aprovado pelo parecerista, o livro, físico ou digital, entra em uma fila de publicação da editora”, ressalta o diretor ao explicar que os custos, no caso do fluxo contínuo, serão divididos entre a editora e os autores. Para saber mais sobre os custos, os interessados devem entrar em contato por meio do e-mail [email protected].
Maia comemorou o lançamento da nova plataforma e afirmou que se inicia um novo momento na Editora. “Estamos muito felizes. É uma nova etapa para a Edufal. Trata-se de uma nova fase de submissão, tramitação, avaliação e publicação dos nossos livros”, afirmou.
Ele lembrou que, como todo instrumento novo, no início, certamente, podem surgir dúvidas e problemas, mas defendeu que será superado com tranquilidade. “Faz parte do aprendizado e da consolidação de um novo processo editorial, marcado por mais impessoalidade, controle e transparência”, salientou.
Celeridade no processo editorial
A plataforma Open Monography Press é de tecnologia gratuita e aberta disponibilizada pelas universidades públicas brasileiras. O uso da OMP na Ufal é resultado de uma parceria entre a Editora e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Maia destaca o empenho da equipe de Tecnologia que trabalhou para customizar a OMP às necessidades da Edufal. “Para que esse projeto se concretizasse, foi fundamental a parceria com o NTI que, por meio do seu diretor Reinaldo Cabral, ajudou-nos na feitura e disponibilização da plataforma”, reconheceu.
Ao citar os ganhos com a adesão da nova plataforma editorial, o diretor reforça que a ferramenta permite que todo o processo editorial seja realizado com impessoalidade, transparência, eficiência e agilidade.
“O uso da OMP para recepcionar as propostas de submissão, avaliação e preparação dos originais para publicação permitirá também mais celeridade em todo o processo. Trata-se de um ganho para proponentes, Edufal, leitores e toda a comunidade acadêmica. Essa era uma meta antiga de toda a equipe Edufal que agora, finalmente, se concretiza”, afirma o diretor.
Veja também
Últimas notícias
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Prova da CNH: baliza deixa de ser obrigatória em 10 estados brasileiros, e serão 11 em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
