Educação

Livros da Edufal participam de prêmios nacionais

São dois livros inscritos no Prêmio Abeu e um título no Prêmio Jabuti

Por Assessoria 25/09/2018 13h01
Livros da Edufal participam de prêmios nacionais
Livros com selo da Edufal concorrem ao Prêmio Abeu 2018 - Foto: Assessoria

A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) chega aos 35 anos, comemorados em outubro próximo, cada dia mais dinâmica nos meios intelectual e editorial universitário de Alagoas e do Brasil. São vários prêmios já recebidos pelos autores do Selo Edufal e, este ano, a Editora está inscrita com dois livros no Prêmio Abeu 2018 e um título no Prêmio Jabuti 2018, esse vencido em 2016, com o livro Lacan Chinês. 

O livro Traduções da cultura, perspectivas críticas feministas (1970-2010), de Isabel Brandão, Ildney Cavalcanti, Cláudia de Lima Costa e Ana Cecília A. Lima, concorre na Categoria Humanidades no Prêmio Jabuti 2018, edição comemorativa de 60 anos, que traz algumas novidades. A obra vencedora em primeiro lugar ganhará um troféu Jabuti para o autor e um para a editora. Além do troféu, o autor receberá um prêmio no valor de R$ 5 mil. O Livro do Ano passa a ser atribuído a uma única obra, podendo ser de ficção ou não ficção. O autor receberá um troféu Jabuti Especial e o valor de R$ 100 mil. A editora da obra receberá uma estatueta especial. Os vencedores serão divulgados em novembro desse ano.

Prêmio Abeu

No Prêmio Abeu 2018, a Edufal está inscrita com duas obras: A face crônica da dor, de organização de Vera Lopes Besset e Susane Vasconcelos Zanotti; e Circuitos urbanos e palcos midiáticos: Perspectivas culturais da música ao vivo, organizado por Laís Barros Falcão de Almeida e Victor de Almeida Nobre Pires, nas categorias Psicanálise e Comunicação, respectivamente.

O Prêmio Abeu foi instituído em 2015, visando distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como realçar o projeto gráfico mais acurado. A divulgação dos vencedores em cada categoria e a entrega do Troféu Prêmio Abeu será em outubro, na cidade de São Paulo.

Com a premiação, a Abeu pretende incentivar a qualificação das edições das casas editorais universitárias e fomentar a produção técnico-científica, tanto em relação à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições.

Segundo a diretora da Edufal, professora Lídia Ramires, essas participações em prêmios nacionais reforçam a qualidade da produção da Universidade e o empenho em um trabalho editorial de responsabilidade e compromisso com os princípios universitário e acadêmico. “As premiações mostram essa qualidade na produção científica local e a enorme capacidade de pesquisadoras e pesquisadores que escolhem a Edufal para a circulação de suas pesquisas", disse Lídia.