Assistência Social realiza ação de combate ao trabalho infantil em cemitérios
Casos encontrados serão encaminhados ao Conselho Tutelar
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou, nessa segunda-feira (02), Dia de Finados, uma ação para coibir o trabalho infantil em cemitérios da capital. A atuação de crianças e adolescentes nestes locais é considerada uma das piores formas de trabalho infantil, de acordo com a Lista TIP.
O item 71 da Lista destaca que em cemitérios crianças e adolescentes estão expostos a esforços físicos intensos, calor, riscos biológicos (bactérias, fungos, ratos e outros animais, inclusive peçonhentos) riscos de acidentes e estresse psíquico.
As ações aconteceram nos cemitérios São Luiz, no bairro da Santa Amélia, Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá, São José e Piedade, no Prado.
Casos serão encaminhados ao Conselho Tutelar
A coordenadora de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas, Liranise Alves destacou a importância deste trabalho. “Durante o dia De Finados, o número de crianças e adolescentes colocados em situação de trabalho infantil – em alguns casos pelos próprios pais ou responsáveis – aumenta consideravelmente. Orientamos a população sobre o que é trabalho infantil e suas consequências. Outra importante ferramenta de combate a esta prática continua sendo o Disque 100. A população pode colaborar denunciando casos de trabalho infantil, ou de qualquer outra violação de direitos”, disse.
Os casos de trabalho infantil identificados nos cemitérios serão encaminhados ao Conselho Tutelar de cada região para que essas crianças e adolescentes saiam dessa condição de exploração e tenham acesso às políticas públicas de assistência social, saúde e educação.
A ação contou com a parceria da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e da Guarda Municipal.

Últimas notícias
Mulher é encontrada morta a tiros em via pública no Jacintinho, em Maceió
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
