Vigilância em Zoonoses registra caso de raiva em área rural de Maceió
Profissionais já realizaram bloqueio da região e todos os procedimentos necessários
Após anos sem registro da doença na Capital, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou um caso de raiva em cão na área rural de Maceió, na última semana. Com o resultado positivo, os profissionais da UVZ já realizaram o bloqueio vacinal e fizeram o monitoramento da área, além de comunicar à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
“Era um animal de fazenda, que vivia em uma região de histórico para morcegos que se alimentam de sangue. A gente constatou a raiva e fez o bloqueio vacinal em toda a região circunvizinha à fazenda. Por isso é importante manter os animais vacinados contra a raiva e adesão da campanha dos últimos dois sábados”, explica Samy Barros, coordenador-geral da Unidade de Vigilância em Zoonoses.
Mais de 112 mil animais são imunizados em dois dias de campanha
Com 130 postos distribuídos por toda a Capital em dois dias de campanha, a Secretaria Municipal de Saúde imunizou 112.593 cães e gatos contra a raiva nos dias 24 e 31 de outubro. “Foi um sucesso, sobretudo neste momento de pandemia da Covid-19. Ficamos com medo do pessoal não aderir, mas vacinamos mais que em 2018”, informa Samy.
De acordo com o coordenador-geral, quem não vacinou os animais nos dias disponibilizados pela SMS deve procurar a UVZ, que fica no bairro Cidade Universitária, todos os dias, exceto feriados, das 8h às 12h.
A vacina é contraindicada apenas para animais com menos de quatro meses de vida e que estejam muito debilitados.
Nos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, especificamente em áreas notificadas como de risco, a vacinação segue acontecendo em pontos mapeados e monitorados. A ação nestas localidades está sendo realizada em parceria com a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) da Ufal, Braskem e SOS Pinheiro PET.
Sobre a doença
A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que se multiplica no sistema nervoso central e segue para as glândulas salivares, sendo o cão e o gato os principais hospedeiros na área urbana.
A doença apresenta o período de transmissão de dois a três dias antes do surgimento dos sintomas clínicos, em animais domésticos, durando por toda a evolução da doença, com a morte ocorrendo entre cinco e sete dias após a manifestação sintomática. Não existe tratamento específico para a raiva, por isso a vacinação é a forma mais eficaz para impedir que o vírus alcance a população.
Veja também
Últimas notícias
Vaquejada em Maragogi promete recorde de público na Costa dos Corais
Festividades de 101 anos movimentam economia local e lotam hotéis de Arapiraca
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões
Maceió retoma a vacinação contra a Influenza para todos os grupos prioritários
Cibele Moura pede apoio para aprovação de projeto em prol de mulheres grávidas em cursos
Hospital de Emergência do Agreste leva conscientização sobre prevenção do AVC
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
