Justiça Eleitoral garante que Luciano Barbosa tenha seu nome nas urnas
Decisão indeferiu pedido apresentado pela Executiva do MDB

O vice-governador de Alagoas Luciano Barbosa teve sua primeira vitória na Justiça Eleitoral diante do imbróglio que envolve sua candidatura à prefeitura de Arapiraca. A juíza eleitoral Ana Raquel da Silva Gama, da 55ª Zona, indeferiu o pedido apresentado pela Executiva estadual do MDB requerendo a retirada imediata do nome dos candidatos da legenda do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários das urnas eletrônicas.
Na decisão, proferida nesta terça-feira (03), a magistrada também negou o pedido de proibir a chapa composta por Luciano Barbosa e Rute Nezinho de fazer propaganda eleitoral. “Não havendo decisão da Corte Regional Eleitoral sobre o tema, a postura do juízo de primeiro grau não deve ser a de definir a questão de forma irreversível, pois que seria esta a consequência da retirada dos nomes dos candidatos das urnas eleitorais, havendo sério prejuízo ao processo em questão, vez que se avizinha o momento de enviá-las para a votação”.
Na sentença, a juíza ainda destacou que a decisão de afastar um candidato do processo eleitoral é atribuição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Entendo por oportuno destacar, também, o julgado Ac.-TSE, de 1º.9.2018, no RCand nº 060090350, de onde se extrai que a decisão colegiada do TSE que indefere registro de candidatura afasta o candidato da campanha eleitoral. Perceba que o efeito de afastar candidato da campanha eleitoral é atribuído à decisão colegiada do TSE, razão pela qual não cabe à primeira instância proceder dessa maneira”, justificou.
Por fim, Ana Raquel da Silva Gama enfatizou que “compreendendo que o teor do art. 16-A da Lei 9.504/97 guarda relação com o RRC, cuja dependência do DRAP é também latente, e que este último ainda passará pela análise da instância superior, indefiro o pedido ora em estudo, porém, cumprindo a decisão oriunda do TREAL, determino que seja oficiado o Juízo da 22ª Zona Eleitoral de Arapiraca para que tome ciência da decisão proferida nos autos de n. 0600309-11.2020.6.02.0000”.
Veja também
Últimas notícias

Governador lança programa CNH do Trabalhador com 2 mil vagas para condutores de baixa renda

Motociclista fica ferido após escorregar em óleo na Avenida Menino Marcelo

Dupla é detida com tabletes de maconha na rodovia BR 101

Ronda no Bairro recupera motocicleta roubada e atua em caso de criança perdida

Inmet renova alerta de chuvas para 27 municípios de Alagoas, incluindo Maceió

Polícia Civil investiga morte de adolescente em intervenção policial em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
