IBGE alerta para animais em extinção na Caatinga e Mata Atlântica alagoana
Em setembro do ano passado, o mutum de Alagoas, foi reintroduzido à natureza

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na pesquisa Contas de Ecossistemas: Espécies ameaçadas de extinção, divulgada nesta quinta-feira (5) apontou que os ecossistemas mais degradados do país são a Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
Para os estados do Nordeste estão na lista o Gritador-do-nordeste (Cichlocolaptes mazarbarnetti), Limpa-folha-do-nordeste (Philydor novaesi), Peito-vermelho-grande (Sturnella defilippii), Caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum); e o Mutum-do-Nordeste.
Em setembro do ano passado, o mutum de Alagoas, um dos 11 animais em extinção na natureza no Brasil, foi reintroduzido na fauna do estado, após quase 30 anos sem registros do pássaro na Mata Atlântica alagoana. Um casal da ave foi colocado em um viveiro de 400 metros quadrados.
O Brasil tem hoje pelo menos 3.299 espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção. O número representa 19,8% do total de 16.645 espécies avaliadas pelo Caatinga.
Veja também
Últimas notícias

Vice-prefeito prestigia posse de novos servidores públicos da Câmara Municipal de Maceió

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (24)

Maragogi dá início às comemorações pelos 150 anos com inaugurações na zona rural

Criança de 11 anos é socorrida após ser atropelada em Santana do Ipanema

Leonardo Dias ressalta legado de Papa Francisco "inspiração para as autoridades eleitas"

Homem de 27 anos é vítima de agressão em via pública de Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
