Hospital Universitário promove ações no Dia Mundial do HTLV
Objetivo é sensibilizar a população sobre a doença
Por conta do Dia Mundial do HTLV, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal e Alagoas, que integra a rede Ebserh, realiza até esta terça (10), no hall de entrada da instituição e nas salas de espera do Hospital Dia (HD), a Semana de sensibilização sobre o HTLV. A ação quer mobilizar pacientes e colaboradores, oferecendo informações sobre a doença. À tarde, trabalhadores do HU vão participar do Websimpósio Brasileiro de HTLV.
O HTLV é um retrovírus da mesma família do HIV (causador da aids), que infecta a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo. Dentre outras consequências, o vírus pode causar leucemia, dermatite e problemas neurológicos, podendo levar à morte. A transmissão da enfermidade pode ocorrer pela amamentação, por relações sexuais desprotegidas e por meio do contato com sangue infectado.
Sobre o combate ao vírus, o médico Artur Maia, pesquisador do HTLV e infectologista do HU, afirma que é necessário construir mais centros de referência para tratamento dessa endemia. “O Japão, por exemplo, já controlou a doença. Aqui no Brasil, um simples teste de HTLV no pré-natal seria uma medida de prevenção e controle da doença”, frisou, acrescentando que o HLTV é um problema de saúde pública.
SUS e a doença
O Brasil é o país com mais casos de infectados pelo HTLV, sendo a região Nordeste a mais afetada pela enfermidade, que pode ser assintomática. Estima-se que há entre um e três milhões de brasileiros vivendo com a moléstia. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o teste para detecção da doença, mas, geralmente, ela não é diagnosticada precocemente, o que impede um tratamento eficaz.
Para quem tem a doença, o HU presta assistência multiprofissional, com infectologista, neurologista, assistente social, enfermeiro, psicólogo e odontólogo. As gestantes que possuem o vírus e que são assistidas pelo HU recebem acompanhamento específico no pré-natal.
Dia Mundial do HTLV
O Dia Mundial do HTLV, 10 de novembro, foi criado pela Associação Internacional de Retrovirologia, com o objetivo de dar visibilidade aos problemas causados pelo vírus e conscientizar a população e, sobretudo, os profissionais da área de saúde sobre a endemia.
Veja também
Últimas notícias
MPAL aponta violação à separação dos poderes em decisão que manteve portão em rua do Murilópolis
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
