Atividades de atacado, varejo e indústria têm crescimento de 15% em outubro
Sozinho, segmento industrial teve crescimento de 22% e o do varejo, de 20%
 
                            A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) lançou, nesta sexta-feira (13), o novo boletim do movimento econômico em Alagoas, constatando que as atividades econômicas de atacado, varejo e indústria obtiveram um crescimento nominal, em conjunto, de 15% no mês de outubro de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior.
O órgão analisou os documentos fiscais eletrônicos emitidos no período, avaliando os efeitos das medidas de regulação das atividades econômicas no período da pandemia na economia do Estado e como esta vem se comportando diante deste cenário.
O varejo apresentou crescimento de 20% no seu total. Os números mais significativos de emissões de documentos fiscais se referem às lojas de departamentos (47%), varejista de alimentos (40%), supermercados (37%), e hipermercados e material de construção, ambos com aumento de 36%. Neste segmento, apresentaram queda em relação a outubro de 2019 as atividades de varejista de tecidos (-33%), varejista de calçados (-6%) e comércio de veículos (-6%), este último representando 11% do total de emissões de documentos em outubro de 2020.
O setor atacadista teve aumento de 5% no seu total, com ênfase positiva nos segmentos de comércio atacadista de alimentos (16%) e atacadista de combustíveis de (12%). As atividades que apresentaram variações negativas foram as de atacadista de açúcar (-60%), atacadista de fumo (-26%) e atacadista de mercadorias (-12%).
O segmento industrial teve crescimento de 22% no total, tendo se destacado positivamente a fabricação de produtos químicos (57%), fabricação de bebidas (50%), fabricação de alimentos (19%) e fabricação de açúcar (10%). Entre as atividades que apresentaram índices negativos destacam-se petróleo e gás (-37%), frigorífico e peixarias (-74%) e fabricação de fumo (-25%), sendo que estas duas últimas possuem baixa representatividade em valores em relação ao total de emissões no período.
De acordo com o secretário especial da Receita Estadual, Luiz Dias, a elaboração do boletim é necessária para que o Governo do Estado tenha ferramentas estatísticas que ajudem na definição de novas estratégias de combate à pandemia e na tomada de decisão quanto à aplicação de novas medidas para a recuperação da economia alagoana.
“É fundamental que a população acompanhe as variações que estão ocorrendo na economia do estado e as medidas que a gestão pública está adotando em busca da saúde econômica e financeira de Alagoas”, finalizou.
Últimas notícias
 
            Mega-Sena volta a acumular e prêmio vai a R$ 34 milhões
 
            Padre do interior de SP ganha torneio de truco em dupla com o avô
 
            Polícia cumpre mandados contra suspeitos de tráfico e lavagem de dinheiro em Delmiro Gouveia
 
            Jovem é preso por tentar matar homem por causa de dívida de R$ 50 em Murici
 
            Vítimas de serial killer iam para casa de mãe de santo quando foram atacadas: 'muita gente julgou'
 
            Consulta médica por IA: especialista alerta sobre os riscos da prática
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		