Aves são encaminhadas à região de distribuição de espécie e ao Parque dos Falcões
Ação acontece de maneira integrada entre IMA e IBAMA
Cerca de 70 animais vão ser encaminhados para local de distribuição de espécie e parque. A ação conjunta, entre o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), garante que os passeriformes e rapinantes sejam destinados a locais seguros.
As equipes envolvidas levam, nesta terça-feira (17), quatro aves de rapina, uma Sabiá-da-mata e quatro sabiás da espécie laranjeira para o Parque dos Falcões no município de Itabaiana em Sergipe. Dentre as espécies de rapinantes estão: Carcará, Coruja-de-Igreja, Gavião-Carijó e Coruja-Orelhuda.
Segundo Ana Cecília, veterinária do IMA, a maior parte dos rapinantes chegam ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) por meio de resgate feito pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
“Os passeriformes a maioria vem de apreensão, alguns de entrega voluntária. E os rapinantes, a maioria vem de resgate, às vezes é um rapinante que bate na casa de alguém ou alguma repartição no qual ele não consegue sair ou está fraturado”, explica a veterinária.
Após deixarem o Parque dos Falcões, equipes do IMA e do Ibama seguem, com 52 passeriformes, sendo eles Trinca-ferro, Coleirinho e Papa-Capim, até o Cetas do município de Vitória da Conquista – BA.
Os animais foram levados à esses locais devido as condições e ocorrência de espécies. “Eles são inaptos à soltura. Vão ser destinados por possuírem fraturas que muitas vezes impossibilitam o voo. E alguns não têm ocorrência aqui em Alagoas”, finaliza Ana.
Últimas notícias
Incêndio atinge carreta na BR-316; populares controlam chamas
Concluintes de cursos de tecnologia fazem Enade 2025 neste domingo (23)
Polícia Militar apreende menor com drogas e quantia em dinheiro em Piranhas
PM e Corpo de Bombeiros fiscalizam casas de evento em Marechal Deodoro
3º BPM registra recorde e lidera número de prisões em Alagoas no mês de outubro
Lula evita comentar decisão do STF sobre prisão de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
