Sefaz-AL mantém sorteios da Nota Fiscal Cidadã durante pandemia da Covid-19
Decisão foi indispensável para o funcionamento das instituições sociais durante a crise

Não é novidade que o Programa Nota Fiscal Cidadã (NFC) transforma vidas, sobretudo ao beneficiar as entidades sociais alagoanas. E esse impacto social não parou nem mesmo diante de um cenário atípico como a pandemia da Covid-19.
Apesar de a grave crise de saúde pública mundial, os sorteios da campanha de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) foram mantidos – estes pagos com recursos próprios, da arrecadação de tributos.
A chefe de Educação Fiscal, Glácia Tavares, enfatizou a relevância da manutenção dos sorteios da NFC frente ao suporte às instituições sociais beneficiadas. “A importância de manter os sorteios está na visão social dos tributos arrecadados, porque a pandemia impactou todos nós, mas afetou sobremaneira as instituições sociais que vivem de doações” enfatizou.
A decisão permitiu que as instituições cadastradas pudessem continuar suas reformas e as ações de assistência social aos públicos atendidos (como a distribuição de cestas básicas) em meio à disseminação do novo Coronavírus. Como é o caso do Centro de Ação Social para Crianças e Adolescentes (Casca), situado em Delmiro Gouveia.
“Se não fossem os sorteios da Nota Fiscal Cidadã, o Casca não estaria mais funcionando, pois antes vivíamos somente de doações. Por meio da campanha, conseguimos realizar reformas e comprar equipamentos para implantação de uma brinquedoteca, de uma sala de música e de informática, além de tantas outras aquisições”, afirmou o presidente da instituição, Albertino Teixeira.
“Mesmo na pandemia, conseguimos manter nossas atividades socioeducativas de forma remota, acompanhando 80 crianças e adolescentes e mais de 250 famílias do município de Delmiro”, complementou.
Atuante desde 2012, o Casca ganhou seu primeiro prêmio pela NFC em 2017, no valor de R$ 5.000,00. A partir daí, a participação ativa na campanha permitiu a aquisição de novos prêmios e viabilização de melhorias na instituição que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
“Tenho orgulho em fazer parte de uma gestão onde prevalece o melhor para o estado, mesmo em tempos difíceis para a economia” destacou a Chefe de Educação Fiscal da Sefaz-AL.
Em Alagoas, o Programa de Educação Fiscal tem 20 anos. A Nota Fiscal Cidadã é uma atualização da Nota Fiscal Alagoana e do Cidadão Nota 10. Nela, a cada dois meses, são realizados sorteios no valor de R$ 2 milhões. O último sorteio de 2020 será em comemoração ao Natal.
Como apoiar a Nota Fiscal Cidadã
Através do site nfcidada.sefaz.al.gov.br, cada pessoa deve realizar seu cadastro no Programa Nota Fiscal Cidadã (NFC). A conta corrente é de caráter pessoal e intransferível, devendo ser criada exclusivamente pelo consumidor.
Após comprar um produto, o estabelecimento paga o imposto dessa mercadoria para o Governo do Estado. Até 10% do ICMS volta para o consumidor que se cadastrou na campanha, pediu a nota e registrou seu CPF na hora da compra.
O consumidor pode dobrar suas chances ao compartilhar notas fiscais com uma instituição cadastrada na campanha. Ao todo são 102 entidades. A cada 10 notas fiscais, o consumidor ganha um cupom. Quando ele compartilha, ganha o número de bilhetes em dobro.
Veja também
Últimas notícias

Traficante 'Palyboy' morto em confronto é suspeito de participar de roubos de relógios de luxo, em Maceió

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
![[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió](https://img.7segundos.com.br/jcRIOyuRra5T-BUyvkcDlWw4t5M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-105234.jpeg)
[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió

Metanol: governo compra novo antídoto do Japão para tratar intoxicação
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
