Circuito Penedo de Cinema inaugura hoje sua décima edição
Em meio a convidados especiais, programação vasta e reabertura do Cine São Francisco, o maior evento alagoano de cinema inicia hoje à noite sua décima edição com responsabilidades frente à pandemia.
As graves consequências da pandemia de COVID-19 para o setor cultural e artístico impulsionaram os esforços do Circuito Penedo de Cinema em seguir garantindo o acesso democrático e o fomento à produção audiovisual brasileira. Com ainda mais responsabilidades, o evento inicia hoje uma vasta programação gratuita que se desenrola até o domingo (29) em formato híbrido (presencial e virtual) com mostras de filmes, debates, oficinas, palestras, rodas de conversa, conferências, apresentações artísticas e muito mais.
Para tanto, foi elaborado um rígido protocolo sanitário que inclui capacidade de salas reduzida a 30%, distanciamento social, distribuição de máscaras, disponibilização de álcool 70% e várias outras medidas de segurança.
Nesta noite, a cerimônia de abertura do Circuito oficializa a reinauguração do Cine São Francisco após 27 anos do encerramento de suas atividades originais. O espaço nasceu em 1959 e logo entrou para o calendário cultural nacional mediante os tradicionais festivais de cinema brasileiro, tornando-se o mais importante cineteatro do Nordeste. Agora, após recente revitalização, o local é palco de um marco memorável para a cena da cultura alagoana: 10 anos de Circuito Penedo de Cinema.
Com início às 18h30 de hoje, a solenidade inaugural tem como destaques a homenagem ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e o lançamento da campanha em celebração aos 60 anos da UFAL. Em seguida, é dado início à Mostra de Longa Metragem Nacional com exibição de Aqcua Movie, precedida por um bate-papo entre o diretor Lírio Ferreira, a produtora Chica Mendonça e o ator Antonio Haddad.
A mesma mostra segue até o encerramento do evento oferecendo bate-papos e projeção de ainda mais filmes: Piedade, com presença do diretor Claudio Assis, dos atores Matheus Nachtergaele e Mariana Ruggiero e da produtora Luana Assis; Três Verões, com a diretora Sandra Kogut e os atores Daniel Rangel e Jéssica Ellen; Jackson: Na Batida do Pandeiro, com o diretor Marcus Villar, o produtor Heleno Bernardo e o editor Thiago Marques; e o alagoano Cavalo, com os diretores Werner Salles e Rafhael Barbosa.
Também há destaque para a Noite de Cinema Alagoano, iniciada com a exibição de curtas-metragens selecionados por curadores da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, que acontece todos os anos em Maceió, e seguida pela projeção de Cavalo, obra de repercussão nacional, com bate-papo entre os realizadores.
O Circuito ainda conta com as tradicionais mostras competitivas: o 13º Festival do Cinema Brasileiro, o 10º Festival de Cinema Universitário de Alagoas e a 7ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental. Neste ano, os filmes concorrentes estão disponíveis no site para exibição e votação durante todo o período de realização do evento (23 a 29 de novembro). Também de modo virtual, estão, na íntegra, os filmes que compõem a Mostra de Cinema Infantil.
Além disso, a Mostra Cineclubista, com funcionamento na Praça 12 de Abril entre 24 e 28 de novembro, exibe filmes com classificação indicativa livre a partir das 19h. No mesmo local, ocorre a Feira de Empreendedores Culturais, iniciada na segunda-feira (23) e encerrada no domingo (29).
Completando a lista de atrações, está o 10º Encontro de Cinema Alagoano, que se configura como braço acadêmico do Circuito e promove diversas ações: apresentação oral de pesquisas, oficinas de roteiro e valor de mercado audiovisual, debates sobre obras filmográficas, painéis a respeito do mercado cinematográfico e rodas de conversa acerca de cinema e sociedade.
Para conferir a programação na íntegra, acesse: www.circuitopenedodecinema.com...
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
