Alfredo Gaspar assina Pacto pela Cultura e diz que defenderá contratação de artistas locais
O encontro contou com a presença de artista locais da música, do teatro e da cultura popular
O candidato a prefeito de Maceió Alfredo Gaspar (MDB) participou, nessa quarta (25), de um encontro com os representantes do setor cultural da capital, quando subscreveu o Pacto pela Cultura, contendo uma série de reivindicações da categoria, entre elas o apoio à criação da Lei dos 50% pela Câmara Municipal, com o compromisso de contratar 50% do valor das atrações em shows e eventos nacionais, com artistas locais nos eventos da prefeitura.
O encontro contou com a presença de artista locais da música, do teatro e da cultura popular. Entre outros pontos pactuados estão: ampliar as políticas de editais democratizando o acesso aos recursos; criar programas e ações da economia criativa, a exemplo da moda, do audiovisual, do artesanato, da música, do teatro, do folclore, da gastronomia e demais manifestações artísticas e culturais.
Alfredo Gaspar assinalou boa parte das demandas pactuadas já estão contidas no Plano de Governo Maceió 2021-2024, como o fortalecimento dos editais públicos. O plano também prevê a implantação de políticas culturais alternativas, a criação da Casa do Artista, a implantação da biblioteca pública municipal, a criação de novos roteiros culturais alinhados com o turismo.
“A cultura de Maceió será para nós um instrumento de transformação social, e quero ser um prefeito parceiro dessa classe tão importante. É muito bom estar junto de gente talentosa como vocês. Quero abrir as portas da prefeitura para dar oportunidade a todo esse universo cultural. Vou incentivar, por meio de editais, programas e ações, e da economia criativa”, assinalou Alfredo Gaspar.
Na reunião estiveram presentes importantes líderes da cena cultural de Maceió, como os músicos Jurandi Bozo, Cláudio Rios, e produtores culturais como Cadu Ávila, Marcos Assunção, Paulo Poeta, João Lemos, Zé do Boi, entre outros artistas, como o coletivo de sanfoneiros da cidade, que animou o encontro.
“A Cultura se tornou um tema de primeira importância para todo o mundo. Nunca se falou tanto em Cultura, e, durante a pandemia, as artes foram apreciadas dentro de nossas casas, devido ao isolamento social. Assim, a música, os livros, os poemas, os filmes e toda cultura em forma de arte passou a ser expressão dos sentimentos da sociedade. A valorização e apoio à classe artística tomaram corpo e retorna com força ao centro do debate”, diz um trecho do documento Pacto com a Cultura.
Veja também
Últimas notícias
Deputada Cibele Moura apresenta PL que cria política de letramento digital e robótica
Prefeitura de Maceió inicia retirada de fios sem uso dos postes no Pontal da Barra
Igaci garantirá nova Creche Cria no distrito de Lagoa do Félix após articulação de Petrúcio Barbosa
Estudantes de escolas municipais participam de festival de capoeira na sexta (21)
Defensoria Pública atende em regime de plantão nesta quinta (20) e sexta-feira (21)
Cinco motos aquáticas são apreendidas em operação integrada no Porto de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
