Alfredo Gaspar assina Pacto pela Cultura e diz que defenderá contratação de artistas locais
O encontro contou com a presença de artista locais da música, do teatro e da cultura popular
O candidato a prefeito de Maceió Alfredo Gaspar (MDB) participou, nessa quarta (25), de um encontro com os representantes do setor cultural da capital, quando subscreveu o Pacto pela Cultura, contendo uma série de reivindicações da categoria, entre elas o apoio à criação da Lei dos 50% pela Câmara Municipal, com o compromisso de contratar 50% do valor das atrações em shows e eventos nacionais, com artistas locais nos eventos da prefeitura.
O encontro contou com a presença de artista locais da música, do teatro e da cultura popular. Entre outros pontos pactuados estão: ampliar as políticas de editais democratizando o acesso aos recursos; criar programas e ações da economia criativa, a exemplo da moda, do audiovisual, do artesanato, da música, do teatro, do folclore, da gastronomia e demais manifestações artísticas e culturais.
Alfredo Gaspar assinalou boa parte das demandas pactuadas já estão contidas no Plano de Governo Maceió 2021-2024, como o fortalecimento dos editais públicos. O plano também prevê a implantação de políticas culturais alternativas, a criação da Casa do Artista, a implantação da biblioteca pública municipal, a criação de novos roteiros culturais alinhados com o turismo.
“A cultura de Maceió será para nós um instrumento de transformação social, e quero ser um prefeito parceiro dessa classe tão importante. É muito bom estar junto de gente talentosa como vocês. Quero abrir as portas da prefeitura para dar oportunidade a todo esse universo cultural. Vou incentivar, por meio de editais, programas e ações, e da economia criativa”, assinalou Alfredo Gaspar.
Na reunião estiveram presentes importantes líderes da cena cultural de Maceió, como os músicos Jurandi Bozo, Cláudio Rios, e produtores culturais como Cadu Ávila, Marcos Assunção, Paulo Poeta, João Lemos, Zé do Boi, entre outros artistas, como o coletivo de sanfoneiros da cidade, que animou o encontro.
“A Cultura se tornou um tema de primeira importância para todo o mundo. Nunca se falou tanto em Cultura, e, durante a pandemia, as artes foram apreciadas dentro de nossas casas, devido ao isolamento social. Assim, a música, os livros, os poemas, os filmes e toda cultura em forma de arte passou a ser expressão dos sentimentos da sociedade. A valorização e apoio à classe artística tomaram corpo e retorna com força ao centro do debate”, diz um trecho do documento Pacto com a Cultura.
Veja também
Últimas notícias
Mulher é morta a tiros dentro de residência em Penedo; companheiro PM é suspeito
Fã detalha encontro com Elize Matsunaga em São Paulo: “Eu gelei”
Vereadora causa polêmica ao criticar doação de quentinhas no Natal
Igreja cobra R$ 380 em show natalino milionário e é criticada
Homem com mandado de prisão é detido pelo Pelopes durante patrulhamento em Colônia Leopoldina
Polícia atende denúncia de maus-tratos, mas ocorrência é descartada em Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
